Indivíduo tentou fugir da abordagem e apresentou CNH adulterada; vítima agiu de boa-fé e devolveu veículo à locadora
Na noite do último sábado (9/08), a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo foi acionada após uma vítima de golpe na internet reconhecer o suspeito em um bar, na Rua Tiradentes, altura do bairro Montanhão. O caso envolvia a venda fraudulenta de um veículo alugado, anunciado em um “marketplace” do Facebook.
De acordo com o B.O. (Boletim de Ocorrência), a vítima relatou que, ao passar por um estabelecimento comercial, reconheceu o suspeito e o confrontou sobre a venda do automóvel, ciente de que o veículo era alugado. Diante de discussão acalorada com o indivíduo, a vítima acionou a equipe da GCM, que realizava patrulhamento na região. Ao perceber a aproximação dos guardas, o homem tentou fugir, mas foi detido.
Na delegacia, foi informado que o veículo havia sido alugado ao suspeito por contrato válido por seis meses, assinado poucos dias antes da venda irregular. Apenas dois dias após alugar o carro, ele colocou o automóvel à venda pela internet e recebeu um pagamento inicial de R$ 6.500 da vítima, que acreditava estar negociando com o proprietário legítimo.
Após desconfiar da negociação, a vítima procurou o dono da locadora e descobriu que o suspeito não tinha autorização para vender o veículo. Agindo de boa-fé, devolveu o carro ao proprietário e solicitou o ressarcimento dos valores pagos, que, segundo o suspeito, já teria sido efetuado. Durante a abordagem, o suspeito apresentou uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com indícios de adulteração e vencida.
O secretário de Segurança de São Bernardo, Major Arley Topalian, reforçou o significado do trabalho contínuo da corporação. “Nosso trabalho é constante, tanto no patrulhamento preventivo quanto na resposta imediata a ocorrências. Situações como essa fortalecem a importância da presença da GCM nas ruas e o investimento que temos feito para ampliar a segurança em toda a cidade.”
O comandante da GCM, Eduardo dos Santos, destacou a eficiência da operação. “A pronta resposta da nossa equipe demonstra o compromisso da GCM em garantir a segurança e tranquilidade da população. A atuação rápida e coordenada foi fundamental para impedir a fuga do suspeito e assegurar que ele fosse apresentado à Justiça.”
O suspeito foi encaminhado ao 1º Distrito Policial, onde o caso foi registrado como apropriação indébita e uso de documento falso. A Polícia Civil dará continuidade às investigações.
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL – Nova etapa da Operação Força Total, realizada entre a noite de sexta-feira (8/08) e a madrugada de segunda-feira (11/08), resultou em 301 atendimentos em São Bernardo. A ação integrada entre a GCM e a PM (Polícia Militar) demonstrou a efetividade das rondas ostensivas e do combate à criminalidade. Foram registrados 89 casos de desordem e perturbação e 23 apoios a mulheres vítimas de violência doméstica, além de ocorrências envolvendo crimes ambientais, acidentes e auxílio ao público. Durante a operação, uma moto furtada no dia 3 deste mês foi recuperada.
“Na Operação Força Total, a GCM esteve nas ruas de forma estratégica e integrada, garantindo presença constante e resposta rápida em pontos estratégicos. Com o trabalho da nossa equipe especializada da Romu, conseguimos não apenas combater a criminalidade, mas também amparar quem mais precisava, especialmente as vítimas de violência doméstica”, afirmou o comandante Eduardo.
CONJUNTA – A ação, que ampliou a cobertura de áreas com maior incidência de denúncias de moradores, integrou Forças Táticas da PM e a especializada Romu, da GCM, reunindo 51 agentes, sendo 30 policiais militares e 21 guardas civis municipais, com 7 viaturas de Força Tática, 5 motos, 3 viaturas da Romu e 12 motos.