Com a participação de escolas, fanfarras, projetos sociais, forças policiais, Exército e entidades civis, o evento celebra a união e resgata valores históricos com emoção e alegria
A Prefeitura de Diadema está em ritmo acelerado para preparar o tradicional Desfile de 7 de Setembro, que será retomado com grande estrutura, participação da comunidade escolar e presença de diversas entidades civis, militares e sociais.
Com o tema do civismo aliado à valorização da cultura, da educação e da convivência comunitária, o evento acontecerá no domingo, 7 de setembro, a partir das 8h30, com o hasteamento da bandeira e o início do desfile na Avenida Ulysses Guimarães — escolhida estrategicamente por sua infraestrutura e acessibilidade.
A expectativa é de que milhares de estudantes das redes municipal, estadual e particular participem, além do Exército, das forças policiais — Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil — e de representantes de entidades locais. A expectativa é de que o número total de participantes ultrapasse 7 mil pessoas, considerando escolas, grupos comunitários, escoteiros, desbravadores, organizações religiosas, forças de segurança e demais parceiros.
Representantes de instituições civis, militares e educacionais participaram da reunião preparatória e de segurança no Paço Municipal. Entre elas, estão o Exército Brasileiro, as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, a Guarda Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros, além de escolas e universidades como o Colégio Adventista de Diadema, SESI, SENAI Manoel Garcia Filho, ETEC Juscelino Kubitschek, UNIFESP Diadema e o Complexo Educacional Alexandre Dumas.
Também estiveram presentes grupos como os Desbravadores e Aventureiros da 3ª Região de Diadema, o Grupo Escoteiro Leão de Judá, o tradicional Old Car Club, o Grupo de Corrida Diadema, o coletivo de ciclistas Onda Bike, a APAE Diadema, o Instituto Projeto Formar – Prensa Schuller, e entidades como o Rotary Club de Diadema e a Diretoria de Ensino da região.
“O desfile é um momento de união e pertencimento, uma oportunidade de expressar o amor pela cidade. Mais do que uma tradição, é um espaço de convivência democrática, aprendizado e alegria para as famílias”, destacou o prefeito Taka Yamauchi, durante a reunião.
Estrutura pensada para todos
O trajeto do desfile terá cerca de 330 metros, planejado com foco na segurança e conforto, especialmente para crianças pequenas e pessoas idosas ou com deficiência. A concentração dos participantes será dividida em pontos estratégicos, com transporte escolar organizado pela Prefeitura para as escolas da rede municipal. Para as escolas estaduais e particulares, será oferecido apoio logístico conforme a necessidade.
A avenida contará com palco para autoridades, telões, som ambiente ao longo do percurso, banheiros, pontos de hidratação e quatro bolsões de estacionamento. O palco, com acesso facilitado, foi pensado para promover a integração entre autoridades e crianças — simbolizando a importância do contato com as novas gerações.
“Queremos que as crianças e os jovens participantes se vejam pertencentes à cidade e entendam que eles também podem ocupar esses espaços no futuro. O contato próximo com as autoridades reforça essa mensagem e planta a semente da liderança e da cidadania”, destacou a secretária adjunta de Educação, Tatiane Ramos.
Além da participação das fanfarras escolares e da Lira Musical da cidade, o desfile será aberto por veículos das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, da Guarda Civil Municipal, do Exército e do Corpo de Bombeiros, que farão a apresentação de suas viaturas e equipamentos. Durante a reunião preparatória, o prefeito reafirmou o convite ao Exército para que traga o veículo blindado “Guarani”, recentemente batizado com o nome de Diadema.
Um desfile para as famílias
Atendendo a pedidos da comunidade e com apoio direto da gestão municipal, o evento será mais que uma celebração cívica: terá um ambiente familiar e festivo. A Avenida Ulysses Guimarães será decorada e contará com pontos para alimentação, hidratação e acesso para as pessoas com deficiência. “Tudo está sendo pensado para acolher todos os públicos com alegria e conforto”, explica Tatiane.
Para garantir ainda mais segurança, cada criança participante receberá uma pulseira de identificação e um cartão para os familiares utilizarem nos bolsões de estacionamento. Haverá também estrutura de apoio para pais que desejarem acompanhar as crianças após o desfile, dispensando o retorno no transporte escolar.
Mobilização e compromisso coletivo
A realização do evento mobilizará servidores públicos de todas as secretarias, que estarão devidamente identificados e distribuídos ao longo do percurso para garantir a organização e o bem-estar de todos os presentes.
A retomada do Desfile Cívico marca um momento simbólico de reconstrução da memória coletiva, da cultura e da cidadania.
“Queremos mostrar para as nossas crianças que elas fazem parte da cidade, que elas podem ser o que quiserem — até mesmo estar no palco das decisões”, afirmou o prefeito.