São Caetano

Prefeitura de São Caetano amplia capacidade do Smart Sanca e prepara compra de 153 novas câmeras

A Prefeitura de São Caetano do Sul já iniciou a ampliação do Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências. A administração municipal abriu licitação para compra de 153 novas câmeras, que vão se juntar aos 510 equipamentos que compõem a moderna estrutura de monitoramento e combate à criminalidade no município.

O projeto de expansão, que será realizado conforme a capacidade orçamentária e demanda operacional, inclui extensão da infraestrutura tecnológica com mais 51,5 mil metros de cabeamento de fibra óptica, 100 postes de sustentação e 153 câmeras de última geração, incluindo modelos PTZ (que permitem movimentos panorâmicos e zoom), fixas e LPR (para leitura de placas de veículos), com capacidade de reconhecimento facial. A perspectiva é investir R$ 19 milhões no aprimoramento do centro de inteligência.

“Essa modernização fará do Smart Sanca uma ferramenta ainda mais poderosa de monitoramento da nossa cidade. Nossa meta é ter uma câmera em cada rua e cruzamento de São Caetano do Sul, para garantir a tranquilidade do morador da nossa cidade”, destacou o prefeito de São Caetano, Tite Campanella. “Em poucas semanas o Smart Sanca nos trouxe resultados que nos dá a certeza que estamos no caminho certo ao robustecer ainda mais essa importante ferramenta.”

A ampliação da infraestrutura prevê ainda a instalação de cinco servidores de armazenamento, 54 switches gerenciáveis e sete estações de trabalho, garantindo capacidade de processamento e análise de dados em tempo real. O sistema contará com 256 licenças de software VMS (Video Management System), que permitirão a integração e gestão centralizada de todas as câmeras, potencializando a capacidade de análise e resposta dos órgãos de segurança.

Inaugurado no último dia 19/7, o Smart Sanca resultou na prisão de 27 procurados pela Justiça – com reconhecimento facial e de leitura de placas veiculares. Entre os indivíduos detidos com mandados em aberto estavam procurados por tráfico de drogas e até homicídios.

O Smart Sanca também tem se mostrado fundamental no combate à criminalidade, com resultados comprovados em diversas operações bem-sucedidas e redução dos indicadores criminais – em junho, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo reportou que São Caetano registrou somente um roubo de veículos.

“Com essa ampliação, que inclui ainda novas unidades de rede ótica e 700 metros de cabeamento elétrico especializado, o sistema ganhará ainda mais precisão e agilidade, fortalecendo o trabalho integrado entre as secretarias que utilizam o Smart Sanca, como a Secretaria de Segurança, a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Defesa Civil”, pontuou o secretário de Governo, Caio Lessio Previato.

A expectativa é que os novos equipamentos comecem a ser instalados ainda no primeiro semestre de 2026, trazendo mais segurança e qualidade de vida para a população de São Caetano do Sul.

Artigos relacionados

Canil da GCM de São Caetano recebe reforço de dois novos pastores Belga Mallinois

O Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul...

Casal é preso pela GCM de São Caetano após furto em farmácia no Bairro Santo Antônio

Um casal com extensa ficha criminal foi preso pela GCM (Guarda Civil...

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante economia aos cofres públicos

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante...

GCM apreende adolescente por ato infracional de furto de celular no Bairro Santo Antônio

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano apreendeu, na noite desta...