São Caetano

São Caetano sobe seis posições e é a cidade mais sustentável do Brasil entre os municípios com mais de 2 mil habitantes

A execução de políticas públicas eficientes em diversos setores fez São Caetano do Sul dar um salto neste ano no IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades). O município passou do oitavo (em 2024) para o segundo lugar no ranking, atrás somente da pequena Uru (SP), que tem pouco mais de mil habitantes.

Iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, o IDSC considera o cumprimento dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU pelos 5.570 municípios brasileiros. São Caetano é a única cidade da Grande São Paulo entre as 100 mais bem classificadas.

A cidade atingiu a pontuação 65,67, a maior desde o início do estudo, em 2022. E integra uma seleta lista de municípios (de 3% do País) classificados como de alto desenvolvimento.

“Uma cidade sustentável se faz com uma educação que assegure o pleno desenvolvimento das habilidades dos alunos, com uma saúde humana, eficiente e resolutiva, com uma segurança que alie tecnologia à integração das corporações no combate ao crime, com a proteção da população vulnerável e tantos outros exemplos. Temos nos dedicado, diuturnamente, a aprimorar cada vez mais a prestação de serviços para atingir o padrão de excelência que os nossos moradores merecem”, ressalta o prefeito Tite Campanella.

ODSs

São Caetano está classificada como desenvolvimento muito alto em quatro ODSs: Água Potável e Saneamento; Energias Renováveis e Acessíveis; Ação Climática; e Proteger a Vida Marinha. Todos os domicílios com energia elétrica, 100% dos domicílios abastecidos com água, 100% de esgoto coletado e tratado e a coleta de lixo porta a porta (incluindo de materiais recicláveis) são algumas das ações responsáveis pelo cumprimento destes objetivos.

O município se destaca também no cumprimento de outros sete ODSs, obtendo a classificação de desenvolvimento alto: Saúde de Qualidade; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Trabalho Digno e Crescimento Econômico; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Produção e Consumo Sustentáveis; e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Baixos índices de mortalidade infantil, de gravidez na adolescência e de dengue, orçamento municipal para a Saúde e elevada esperança de vida ao nascer são alguns dos indicadores que puxam a avaliação de São Caetano na Saúde.

Na Educação, destaque para o acesso à internet nas escolas, notas no IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica), baixo índice de analfabetismo e por ter vagas nas escolas para todas as crianças e jovens em idade escolar, além de as unidades serem adequadas às pessoas com deficiência.

Outros indicadores favoráveis da cidade são a baixa taxa de homicídio, ações de combate à corrupção, elevada taxa de ocupação da população, baixo índice de mortes no trânsito, inexistência de favelas, quantidade de emissão de CO2 (dióxido de carbono) per capita e a proporção de domicílios em áreas de risco, entre outros.

Em março São Caetano já havia conquistado o segundo lugar no Ranking Nacional de Cidades Sustentáveis, este desenvolvido pela plataforma Bright Cities.

Artigos relacionados

Canil da GCM de São Caetano recebe reforço de dois novos pastores Belga Mallinois

O Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul...

Casal é preso pela GCM de São Caetano após furto em farmácia no Bairro Santo Antônio

Um casal com extensa ficha criminal foi preso pela GCM (Guarda Civil...

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante economia aos cofres públicos

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante...

GCM apreende adolescente por ato infracional de furto de celular no Bairro Santo Antônio

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano apreendeu, na noite desta...