São Bernardo

SBC Mais Seguro: armamento moderno amplia capacidade de resposta da Guarda Municipal

 As 25 novas carabinas adquiridas pela gestão e entregues à corporação vão fortalecer a cobertura territorial da cidade, aumentando a sensação de segurança da população

Como parte da modernização da GCM (Guarda Civil Municipal), a entrega das 25 carabinas .40 pela Prefeitura de São Bernardo à corporação, na última terça-feira (12/08), reforça o compromisso da administração com a proteção da população. A iniciativa integra a estratégia da atual gestão em ampliar a capacidade operacional da guarda, fortalecendo o combate à criminalidade e garantindo mais segurança tanto para os agentes quanto para os moradores da cidade.

“Essa entrega reforça nosso compromisso com a segurança de quem vive e trabalha na cidade. Modernizar a GCM não é apenas investir em equipamento, é investir em tranquilidade, rapidez na resposta e na confiança da população de que estamos prontos para agir quando necessário”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.

Entre 21 de julho e 6 de agosto, a Seção de Formação da GCM promoveu o curso de habilitação para operação do armamento, qualificando inicialmente 69 guardas. A capacitação incluiu aulas teóricas sobre regras de segurança, oficina de desmontagem e montagem, limpeza de primeiro escalão e noções legais, além de treinamento prático com simulação de porte em operação, uso em viaturas, tiro e avaliação, seguindo a instrução normativa da Polícia Federal.

O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, destacou que ao equipar os agentes com armamento de última geração e oferecer treinamento técnico e prático, “ampliamos a capacidade de resposta da Guarda, e os profissionais ganham mais eficiência para agir em situações de risco”.

A inspetora Rosilene, responsável pela Inspetoria Operacional (IOP) e pela Guarda Maria da Penha, frisou que a chegada das carabinas representa um salto na capacidade de resposta da corporação. “Nunca tivemos instrução com arma longa fora da equipe especializada da Romu (Ronda Ostensiva Municipal). O treinamento foi técnico e rigoroso, abrangendo funcionamento, manutenção e operação. É um preparo novo e muito bem recebido pelas equipes, especialmente as que estão nas ruas.”

OUTRAS ENTREGAS – Além da entrega das novas carabinas, a gestão do prefeito Marcelo Lima anunciou também a ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade. A medida prevê o salto de 400 para 1.600 câmeras em até 60 dias, com a incorporação de 800 unidades já instaladas na rede de Saúde e a instalação de outras 350 novas câmeras.

A iniciativa vai reforçar a cobertura territorial, agilizar a resposta a ocorrências e aumentar a sensação de segurança, integrando-se ao trabalho da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e demais forças. A ampliação integra a última etapa para que o município ingresse no Muralha Paulista, programa estadual que utiliza inteligência artificial para gerar dados estratégicos no combate à criminalidade e na proteção da população.

Artigos relacionados

Alunos do Conecta São Bernardo são contemplados com certificado do curso de inglês

Evento no Teatro Cacilda Becker marca o encerramento da segunda fase do...

Vistoria final na Ponte Estaiada de São Bernardo coloca contagem regressiva para inauguração

Estrutura será entregue pela gestão Marcelo Lima no próximo sábado, dia 20...

Novo centro de infusão qualifica atendimento no Hospital de Câncer de São Bernardo

Espaço, implementado com recursos próprios, ao lado do pronto-atendimento da unidade, tem...

Procon de São Bernardo faz força-tarefa até dia 23 para atender consumidores prejudicados por falta de energia

O Procon de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, força-tarefa...