Diadema

Cursos de tecnologia e comunicação da Florestan favorecem o empreendedorismo em Diadema

Apenas os cursos de Produção de Áudio e Vídeo, Marketing Digital e Informática Básica contam com mais de 110 alunos

A Fundação Florestan Fernandes, uma autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema, já é referência em cursos profissionalizantes em toda a região do ABCD. Respondendo a uma demanda da sociedade, a instituição é cada vez mais, também, sinônimo de qualidade em formações que envolvem tecnologia e comunicação. Exemplo disso são os cursos, todos gratuitos, de Produção de Áudio e Vídeo, Marketing Digital e Informática Básica, cada vez mais requisitados pela população do município.

Apenas nesses três cursos estão matriculados 113 alunos, que contam com amplas condições para que a aprendizagem aconteça. Entre outros equipamentos, mais de 30 computadores modernos estão disponíveis para as aulas, além de lâmpadas específicas para o estúdio, guarda-chuvas refletores e iluminador LED.

Nathalia Vecchi Benitez Lisboa, professora de Marketing Digital, está animada com a estrutura que encontrou para ministrar suas aulas. Ela está há cerca de um mês atuando na instituição. “A estrutura é excelente. Os alunos recebem apostilas, as aulas acontecem em laboratório de informática com um computador por pessoa, e contamos com projetor e TV para as aulas expositivas, além de um ambiente bem organizado e preparado para o aprendizado”, afirma.

Ainda segundo ela, o Marketing Digital – que é a promoção de produtos, serviços, pessoas e instituições usando canais e plataformas digitais – pode ser uma ferramenta poderosa de divulgação inclusive para pequenos negócios de regiões mais carentes. “O marketing digital viabiliza o acesso à divulgação, permitindo que até pequenos negócios alcancem um público amplo com baixo investimento. Ele amplia a visibilidade, fortalece a marca e abre novas oportunidades de vendas, tornando-se uma ferramenta poderosa para empreendedores que precisam crescer com recursos limitados”, explica Nathalia.

Para ela, o perfil dos alunos do curso indica, da mesma forma, que esse conhecimento poderá servir para potencializar negócios locais e favorecer o empreendedorismo. “Na minha turma, a faixa etária varia de 18 a 79 anos. Cerca de 95% busca aplicar o conhecimento em seus próprios negócios, e 5% deseja atuar profissionalmente na área de marketing digital.

Em sua maioria, são pessoas iniciando agora nesse universo e aprendendo a explorar melhor as redes sociais.”
Uma das alunas do curso, Miriam Carmen Silva Dias, 46 anos e moradora do Bairro Serraria, é um exemplo disso. Dona de uma pizzaria, ela pretende usar o que está aprendendo para promover seu negócio. “Escolhi marketing digital para usar na minha empresa. Eu mesma quero fazer esse serviço na minha empresa, além de usar no meu dia a dia. Marketing é a alma do negócio e acho que isso vai ajudar a alavancar as vendas do meu negócio”, afirma.

A aluna também falou sobre a oportunidade de fazer um curso como esse na Florestan. “Tem muita gente que não tem noção de como usar as redes sociais e não tem condições de pagar um curso. Essas formações gratuitas da são ótimas, inclusive para quem, como eu, não está em uma fase tão boa financeiramente.”

O diretor-presidente da Florestan Fernandes, Hilton Alves Moreira, esclarece que incentivar o empreendedorismo entre a população por meio de formações é um dos objetivos da gestão. “Uma das formas de fazer isso é, claro, fornecer ferramentas modernas para que os pequenos e micro empresários tenham acesso e possam divulgar e promover seus negócios no ambiente virtual. E isso de uma maneira tecnicamente eficiente. Ofertar cursos como esses, que envolvem tecnologia, redes sociais e comunicação, está em linha com esses objetivos.”

Fundação Florestan Fernandes

As aulas do segundo ciclo de formação da Florestan – são dois ao longo do ano – iniciaram dia 14 de julho. Estavam disponíveis aos interessados 1,6 mil vagas em 35 cursos profissionalizantes gratuitos.

Os cursos são de áreas muito diversas: além de Tecnologias da Informação, também Confecção, Beleza, Construção Civil, Gastronomia, Administração e Gestão, Juventude, Serviços, e Terapias Naturais.

Informações sobre os próximos período de matrícula ou o conteúdo dos cursos são disponibilizadas no sita da Florestan, no endereço https://florestan.org.br/ .



Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Jovens de Diadema vão treinar gratuitamente em centro de excelência no basquete 3×3

Iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura e a Federação Paulista...

Estudantes de Diadema terão atividades de dança, teatro e cinema gratuitas durante o mês de agosto

Atividades ocorrem no Teatro Clara Nunes, no Centro Cultural Diadema e no...

Diadema se prepara para a primeira eleição de prefeito e vice-prefeito mirim

Iniciativa da Secretaria de Educação vai incentivar a participação cidadã e política...

CEU Diadema está com 80% da obra edificada

Para construir o complexo escolar estão sendo investidos R$ 167 milhões, parceria...