Ribeirão Pires

Festival do Chocolate já reciclou mais de 1,5 tonelada de materiais em dois finais de semana

Promovendo a reciclagem de materiais, a iniciativa do Tigela Cheia acontece novamente no sábado (23)

A Prefeitura de Ribeirão Pires promoverá, neste sábado (23), na Vila do Doce, mais uma edição do projeto Tigela Cheia, que troca garrafas PET por ração para cães e gatos; oferece vacinação antirrábica gratuita e promove feira de adoção responsável. A iniciativa, que acontece das 10h às 14h, integra a programação solidária e ecológica do Festival. Além disso, o município promove ações permanentes, como pontos fixos de coleta de recicláveis e eletrônicos.

Localizada em área de proteção de mananciais, a cidade alia cultura, gastronomia e consciência ambiental em uma programação que já arrecadou, nas duas primeiras semanas de evento, 1.5 tonelada de recicláveis destinados à CooperPires, cooperativa local responsável pela triagem e reaproveitamento do material.

“O Festival do Chocolate se tornou um espaço de celebração cultural, mas também de educação ambiental. Nosso território exige responsabilidade ecológica e, ao completar 20 anos, reforçamos o compromisso de transformar o evento em modelo de sustentabilidade”, destacou o prefeito Guto Volpi.

No Tigela Cheia, a cada 1 kg de plástico entregue (o equivalente a 20 garrafas de 2 litros, 26 de 1 litro ou 36 de 600 ml) o participante recebe 1 kg de ração, com limite de até 3 kg por CPF. Além disso, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) aplicará gratuitamente vacinas contra a raiva em cães e gatos, enquanto protetores independentes participarão da feira de adoção, garantindo que os animais encontrem lares responsáveis.

Durante o evento, a Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação também realizará a doação de mudas nativas, reforçando a importância do reflorestamento urbano, além de campanhas educativas contra a dengue promovido pela Secretaria de Saúde da cidade e orientações sobre o descarte correto de resíduos.

Segundo o secretário Temístocles Cristofaro, a expectativa é superar o volume de 1,5 tonelada de recicláveis arrecadados em 2024. “A cada ano, ampliamos os pontos de coleta e incentivamos a participação da população. Sustentabilidade, cultura e economia caminham juntas em Ribeirão Pires”, afirmou.

Com entrada solidária (1 kg de alimento ou ração) o festival mantém o caráter comunitário e reforça o elo entre diversão, solidariedade e responsabilidade ambiental. Até 31 de agosto, o público poderá conferir mais de 100 atrações culturais e 70 opções gastronômicas, consolidando o Festival do Chocolate como um dos maiores eventos do ABC Paulista.

Artigos relacionados

Festival do Chocolate movimenta R$ 6 milhões e impulsiona economia de Ribeirão Pires

Evento atraiu 90 mil visitantes em dois fins de semana e beneficiou...

Guto Volpi e CBC devem buscar diálogo nos governos Estadual e Federal para amenizar impactos do “tarifaço”

Empresa tinha previsão de dobrar a produção na fábrica localizada em Ribeirão...

Ribeirão Pires realiza cadastro de atendimento do Polo de Empregabilidade Inclusiva nesta quinta-feira (21)

Programa, vinculado ao Meu Primeiro Emprego Inclusivo, amplia ações de inclusão produtiva...

Ribeirão Pires abre inscrições para autores independentes para FLIRP 2025

Ribeirão Pires abre inscrições para autores independentes para FLIRP 2025 G7 Notícias...