Política

Nova regionalização do estado de SP é tema de livro que Marco Vinholi lança hoje no Shopping Iguatemi


 

 

Com prefácios de Arnaldo Jardim e Fred Guidoni, obra também defende a descentralização de recursos para uma gestão pública mais eficiente; sessão de autógrafos acontece nesta terça-feira (26/8), das 18h às 22h

 

O diretor-técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, lança nesta terça-feira (26/8), na capital, o livro “Nova Regionalização de São Paulo – Governança, Participação e Financiamento”. Na obra, o ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e ex-deputado estadual defende uma nova disposição administrativa do solo bandeirante, levando em consideração as características dos municípios e das regiões. A sessão de autógrafos acontece das 18h às 22h, na Livraria Travessa do Shopping Iguatemi – avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232 – Jardim Paulistano, São Paulo-SP.

 

Os prefácios do mais novo livro de Vinholi têm autoria do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e do presidente da Associação Paulista dos Municípios (APM), Fred Guidoni. Com 143 páginas, a obra da Editora Ex-Libris Comunicação Integrada tem como base a tese que o autor defendeu no mestrado que cursou em Gestão Pública, na Fundação Getúlio Vargas (FGV):

 

“Proponho a reorganização administrativa e política do território paulista, de forma que as peculiaridades, as identidades e as vocações das cidades sejam respeitadas, haja planejamento de longo prazo, governança com a presença do Estado e da sociedade civil, além de financiamento para projetos regionais”.

 

Vinholi classifica sua tese de regionalização como uma espécie de atualização do “municipalismo” encampado pelo ex-governador de São Paulo Franco Montoro (falecido em 1999), indicando que o cotidiano de uma população se dá em contexto regional:

 

“As pessoas moram nas cidades, mas vivem regionalmente. Grande parte dos problemas e das soluções são, então, de ordem regional. Desta forma, no decorrer do livro, defendo que São Paulo valorize as singularidades de 32 unidades regionais e a interdependência entre elas”.

 

“Nova Regionalização de São Paulo – Governança, Participação e Financiamento” joga luzes, inclusive, ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 14/2022, que propõe uma nova regionalização para o estado paulista, com o objetivo de melhorar a alocação de recursos, descentralizar o planejamento e fortalecer a integração de políticas públicas.

 

A sessão de autógrafos acontece nesta terça-feira, das 18h às 22h, na Livraria Travessa, do Shopping Iguatemi. O livro estará sendo comercializado no local a R$ 40 – valor promocional de lançamento.

 

Sobre o autor

Marco Vinholi tem 40 anos, é diretor-técnico do Sebrae no estado de São Paulo e membro do Conselho de Inovação da Universidade de São Paulo (USP) e do Conselho Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi).

 

Mestre em Gestão Pública, pela FGV, é mestrando em Empreendedorismo, na USP; pós-graduado em Liderança e Inovação, pela FGV; especialista em Comunicação, pela Harvard University (Estados Unidos); e graduado em Administração de Empresas, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) São Paulo.

 

Organizador e autor do livro “O Novo Municipalismo” (2021), foi superintendente do Sebrae-SP e secretário de Estado de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, trabalho que lhe rendeu o prêmio “Melhor Política Pública do Brasil”, outorgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e mais de 200 Títulos de Cidadão de municípios paulistas.

 

Enquanto deputado, foi líder de bancada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e relator do Orçamento do Estado por dois anos.

 

f1





Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Paulo Serra se consolida como opção de Centro e chega a 7,8% para Governo de SP em nova pesquisa da Paraná

    Em alguns cenários, ex-prefeito de Santo André-SP ultrapassa nomes como...

A proteção das crianças na Internet: indefinição jurídica que enfraquece a responsabilização e favorece a impunidade

    Paulo Serra Nos últimos dias, um vídeo publicado pelo youtuber...

Paulo Serra pontua em pesquisa Quaest para o Governo do Estado de SP

Ex-prefeito de Santo André-SP foi lembrado pelo eleitorado paulista ao lado de...

MP relatada por Marangoni garante adesão de 363 municípios de SP ao “Minha Casa, Minha Vida”

2,7 mil cidades brasileiras serão contempladas com 30 mil moradias na nova...