Evento, no auditório da Fundação Florestan Fernandes, contou com a presença de representantes do Sebrae-SP, autoridades, secretários e do prefeito Taka Yamauchi
O programa “Diadema Cidade Empreendedora”, iniciativa da prefeitura e do Sebrae-SP, foi lançado oficialmente na manhã desta quarta (27/8) no auditório da Fundação Florestan Fernandes, no Centro. A iniciativa visa fortalecer o ecossistema empreendedor local por meio de capacitações, consultorias e apoios técnicos especializados. Entre as ações, estão previstos atendimentos a diferentes perfis de empreendedores e estágios de empreendimentos, desde pessoas em situação de vulnerabilidade até empresários consolidados que buscam expandir seus negócios.
O programa prevê também a capacitação de Agentes de Desenvolvimento Local, ligados à gestão pública, incluindo consultoria para gestão de Organização da Sociedade Civil (OSCs), orientação para inscrição no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora e cerca de 90 vagas para o município no programa de capacitação Empretec, principal iniciativa de formação de empreendedores do mundo, um curso intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil.
Segundo o prefeito Taka Yamauchi, o lançamento do programa “Diadema Cidade Empreendedora” no município representa um avanço. “É mais um passo importante no nosso compromisso de criar na cidade um ambiente de inclusão e prosperidade. É isso que transforma a vida das pessoas e que só é possível graças a parcerias como essa.”
O secretário de Educação, Felipe Sigollo, ressaltou que é por meio do empreendedorismo que se criam oportunidades, empregos e geração de renda. “Por meio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que faz parte da iniciativa, vamos fortalecer a cultura empreendedora entre os nossos estudantes, e tenho certeza que isso vai gerar muitos frutos no futuro. O JEPP faz parte do ‘Currículo Escolar Global’, que promove uma educação transversal por meio de temas como empreendedorismo, educação ambiental, escola de robótica, educação para o trânsito e Programa Descobertas, entre outros temas.”
Empreendedorismo no Ensino Fundamental
Por meio do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), alunos da rede municipal de ensino receberão formação empreendedora para o desenvolvimento de habilidades como criatividade, senso de responsabilidade e trabalho em equipe, preparando os estudantes para a vida profissional. Ao todo, mais de 11 mil estudantes do Ensino Fundamental I serão beneficiados. Os professores da rede foram capacitados pelo SEBRAE, e estudantes do 1º ao 5º ano passarão por 10 encontros, que totalizarão mais de 20 horas, entre agosto e novembro, encerrando com uma feira do empreendedor na escola.
Para o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, é uma satisfação para o Sebrae poder oferecer o conteúdo por meio dessa parceria com a prefeitura: “política pública boa se faz em parceria. A promoção da educação empreendedora para as nossas crianças, por meio de conteúdos pensados para cada ano escolar, faz com que elas aprendam habilidades que vão levar para o resto da vida, e vão beneficiar toda uma geração”.