Veículos vão possibilitar a renovação da frota atual. O investimento anual será de R$ 2 milhões
A Prefeitura de Mauá entregou, nesta segunda-feira (15/09), as novas viaturas contratadas para a renovação da frota da Guarda Civil Municipal (GCM). A cerimônia foi realizada no pátio da Avenida Antônia Rosa Fioravanti, ao lado do Poupatempo, com a presença do prefeito Marcelo Oliveira, autoridades municipais e representantes das polícias Civil e Militar, além de GCMs.
Ao todo, foram apresentados 11 veículos Spin, 4 caminhonetes S10, 12 motocicletas, 1 picape L200 e duas bases móveis. O investimento municipal é de R$ 2 milhões por ano.
Durante a cerimônia, o prefeito Marcelo Oliveira destacou a importância dos investimentos. “Estamos garantindo melhores condições de trabalho para a nossa GCM e mais segurança para a população de Mauá. É um compromisso que assumimos desde o início da gestão e que seguimos cumprindo”, afirmou.
Para o secretário de Segurança, Matheus Ferreira, as viaturas representam um passo importante para a proteção da população. “As viaturas reforçam nosso compromisso em proteger a população. Elas não chegam sozinhas, se somam a uma série de investimentos feitos pelo prefeito Marcelo Oliveira ao longo da sua gestão”, acrescentou.
A modernização da frota integra o conjunto de ações iniciado em 2021, com o objetivo de ampliar e modernizar o apoio às políticas de segurança pública — atribuição do Governo do Estado — por meio de iniciativas locais que fortalecem a atuação da GCM.
O comandante da corporação, Ferrari, destacou o impacto das medidas no dia a dia da GCM. “A Guarda Civil Municipal hoje consegue cumprir com seu papel institucional e honrar a nossa maior missão: que é o bem-estar do mauaense. Com aumento do efetivo e as novas viaturas, Mauá seguirá avançando nas políticas públicas de segurança”, disse.
Entre as medidas já implementadas pela Prefeitura de Mauá estão a criação da Muralha de Segurança Inteligente, sistema integrado de monitoramento por câmeras; a contratação de 96 novos GCMs, além de mais 20 classificados no concurso que começaram a ser chamados, a inauguração da nova sede da corporação e a reforma das bases já existentes; além da implantação das operações Embarque Seguro e Dorme Tranquilo.