São Caetano

Maior obra contra enchentes da cidade, Drenar São Caetano avança com várias frentes em fases finais

As intervenções do Programa Drenar São Caetano – o caminho certo para as águas das chuvas seguem com diferentes frentes de trabalho por quase toda a cidade. Nas vias Nelson Braido (Bairro Cerâmica), José Salustiano (Bairro Mauá), Fernando Simonsen (Bairro São José), General Estilac Leal (Bairro Mauá) e Capivari (Bairro Nova Gerty) acontecem operações para ampliação e substituição das redes de águas pluviais. Já nas ruas Rio Grande do Sul (Centro) e Goitacazes (Centro), os serviços são nas redes de esgoto.

“As ruas Nelson Braido, José Salustiano Santana e Fernando Simonsen estão em fase final de obras. Foram implantadas, respectivamente, 540m, 433m e 310m de novas redes, enquanto na Rua Fernando Simonsen, já foram concluídos mais 415m de rede de esgoto. A Rua Rio Grande do Sul e a Rua Goitacazes seguem nas etapas finais de pavimentação com a implantação de 291m e 255m de novas tubulações cada uma. Em paralelo, avançam as intervenções mais recentes na Rua Capivari, que ao término somarão 355 metros de novas redes”, ressaltou o secretário de Obras e Habitação (Seohab), Renato Rocha.

No Terminal Rodoviário Nicolau Delic, as obras do módulo 2 já apresentam avanços visíveis: antigas calçadas e estruturas foram demolidas, enquanto, no período noturno, quando o terminal está fora de operação evitando impacto em seu funcionamento, equipes realizam o tratamento de pilares e vigas.

DESTAQUE
Outro destaque é o avanço no piscinão do Bairro Fundação. Após a conclusão das escavações para as paredes, a obra entrou numa nova etapa nesta semana: a concretagem da fundação, que corresponde ao ‘piso’ do reservatório. Quando concluído, o equipamento terá capacidade para armazenar 18 mil metros cúbicos de água.

O alteamento do muro é outra frente de obra fundamental. A intervenção foi dividida em etapas, das quais os módulos 1 a 8 já foram concluídos. Atualmente, o módulo 9 está em execução, marcando as fases finais desta intervenção que tem como objetivo conter o máximo possível o transbordo.

Desde o início de 2024, o Drenar atua em três frentes de obras focadas no combate às enchentes e todas as ações do programa fazem parte do Prodesa (Programa de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento Básico de São Caetano do Sul), financiado com recursos da CAF (Corporação Andina de Fomento) e contrapartida da Prefeitura.

Artigos relacionados

GCM de São Caetano prende homem por roubo de celular no Bairro Mauá

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul, por meio...

Em São Caetano, três procurados pela Justiça são presos na semana pela GCM com apoio do Smart Sanca

Três procurados pela Justiça foram capturados nesta semana em São Caetano graças...

Palhaços do grupo Doses de Alegria conquistam sorrisos de pacientes do Complexo Hospitalar de São Caetano

Pacientes internados no Complexo Hospitalar de São Caetano do Sul (formado pelos...

São Caetano ultrapassa marca de 50 prisões de procurados pela Justiça em menos de dois meses de efetivação do Smart Sanca

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal...