São Caetano

GCM de São Caetano completa 72 anos de dedicação e compromisso com a cidade

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul celebra 72 anos de fundação nesta quarta-feira (17/9). Criada em 1953, pela Lei nº 358, sancionada pelo então prefeito Anacleto Campanella, a corporação se consolidou como parte fundamental da política de segurança pública que faz de São Caetano uma cidade referência em proteção à população.

Ao longo das décadas, a GCM evoluiu em estrutura, preparo e tecnologia. Se em seus primeiros anos contava com armamentos simples e poucas viaturas, hoje é uma das corporações mais modernas do país, com cerca de 400 agentes para atender uma população de 165 mil habitantes, frota de 50 viaturas, equipamentos de última geração e armamento de ponta, como pistolas Glock.

Um dos maiores avanços recentes foi a implantação do Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências, que integra mais de 500 câmeras de monitoramento, reconhecimento facial e leitura de placas veiculares. Em menos de dois meses de funcionamento, o sistema auxiliou a GCM em mais de 50 de prisões de procurados pela Justiça e contribuiu para reduzir indicadores criminais, como no mês de julho, quando São Caetano não registrou nenhum roubo de veículos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado — um feito inédito na série histórica.

Para o prefeito Tite Campanella, a data reforça a importância de reconhecer o trabalho incansável dos agentes. “A nossa querida GCM é formada por homens e mulheres valorosos, que diuturnamente colocam a própria vida em risco para cuidar da nossa. Esta data é importante para valorizarmos e agradecermos o trabalho árduo dos nossos agentes.”

Entre janeiro e junho deste ano, a produtividade da GCM também reforça sua relevância: foram 12.031 ocorrências atendidas, 7.675 pessoas abordadas, 7.570 veículos vistoriados e 852 veículos apreendidos. Nesse mesmo período, a corporação realizou 1.097 pontos de bloqueio, encaminhou 348 ocorrências à Delegacia, registrou 110 flagrantes e efetuou a prisão de 169 pessoas em flagrante. Números que demonstram o trabalho diário, firme e presente da nação azul-marinho em cada bairro da cidade.

Outro serviço de excelência conduzido pela GCM é a Patrulha Maria da Penha, que atua na proteção às mulheres vítimas de violência. O investimento nesse setor vai continuar, com a construção de uma área específica de atendimento a essas mulheres na sede da GCM.

O secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, destacou a integração como chave para os resultados positivos e ressaltou que a GCM tem papel ativo no policiamento preventivo. “Temos uma corporação muito preparada para atuar para proteger a vida do morador de São Caetano. Temos números muito bons de atendimento de ocorrências, o que mostra a competência dos nossos homens e mulheres.”

Artigos relacionados

Parque Linear Kennedy em São Caetano vence prêmio de arquitetura na categoria Infraestrutura e Desenho Urbano

O Parque Linear Kennedy venceu o 2º Prêmio PROJETO de Arquitetura, promovido...

GCM prende homem suspeito de agredir a mulher após alerta do Smart Sanca

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul prendeu um...

Obras no Módulo 2 do Terminal Nicolau Delic avançam com frentes simultâneas e trabalho noturno

Na tarde da última sexta-feira (12/9), os detalhes técnicos para o andamento...

Secretaria de Saúde de São Caetano promove encontro de gestores para aprimorar políticas públicas

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul promoveu segunda-feira (15/9)...