Neste sábado, na Cidade da Criança, as dez crianças escolhidas para a última etapa participaram de encontro especial com autor do livro ‘O menino que queria ser prefeito’
Muitas crianças sonham em ser jogador de futebol, bailarina, policial, bombeiro, dançarina, ator ou atriz. Mas, para 10 crianças de São Bernardo o sonho é outro. Os finalistas do Programa Prefeito Mirim da Cidade da Criança 2025 participaram, na manhã deste sábado (20/09), de uma palestra especial com o escritor Manuel Filho, autor de mais de 100 obras literárias, entre elas ‘O menino que queria ser Prefeito’, que resgata tanto a memória da Cidade da Criança quanto a história do próprio projeto.
A prefeita Jessica Cormick destacou o papel transformador da iniciativa. “Mais do que uma tradição cultural, o Prefeito Mirim é um exercício democrático que incentiva nossas crianças a sonharem grande, acreditarem em suas ideias e desenvolverem consciência cidadã desde cedo. É emocionante ver como famílias e escolas abraçaram essa causa”.
Na primeira etapa, 49 candidatos elaboraram redações manuscritas com o tema “Quero ser Prefeito Mirim da Cidade da Criança. Para isso, apresento minhas propostas…”. Agora, os 10 classificados para a final, seguem para a votação popular, que acontece entre 1º e 8 de outubro, no site da Prefeitura. A cerimônia de posse será realizada no Dia das Crianças (12/10), no próprio parque.
Durante o encontro com os finalistas e as famílias, o escritor Manuel Filho destacou a relevância do programa e da Cidade da Criança como patrimônio cultural. “O que está acontecendo aqui é muito bonito. A Cidade da Criança marcou minha infância e segue marcando a vida dessas crianças. Esse parque tem importância enorme para a memória e para a identidade de São Bernardo e o programa Prefeito Mirim ajuda a formar novos cidadãos de forma lúdica, mas com a consciência do papel que cada um pode ter para transformar a cidade”.
*FINALISTAS -* Nesta retomada do programa, os finalistas são: Beatriz Meneguesso (Colégio Paraíso); Heitor Dantas (EMEB Prefeito Aldino Pinotti); Helena Oliveira (Colégio Stágio); Pietro Brito (EMEB Isidoro Batistini); Theo Sanches (Colégio Paraíso); Pedro Lima (Colégio Terra Mater); Arthur Farias (Colégio Stágio); Cecília Silva (EMEB Julio de Grammont); Dante Ruiz (Colégio Petrópolis) e Evelyn Dorador (SESI São Bernardo do Campo).
Os pais ressaltaram o impacto positivo da iniciativa. “É um programa que resgata a história da cidade e desperta a criatividade das crianças. No nosso caso, partiu dela a vontade de participar, ela escreveu várias versões da redação até escolher a definitiva. Para nós, é gratificante ver que, além de aprender, ela pode levar essa experiência para os colegas e para a vida”, disse Marcelo Dorador, pai da aluna Evelyn.
Já Eliane Menezes de Lima, mãe de Pedro Henrique, ressaltou o amadurecimento do filho no processo. “Ele ficou muito empolgado quando recebeu o comunicado na escola e logo quis escrever suas propostas. Está sendo um aprendizado sobre responsabilidade, entendimento do meio e participação cidadã. Vejo como uma oportunidade de progresso e de resgate cultural para toda a cidade”.
*PREFEITO MIRIM -* O programa, paralisado por 20 anos, foi retomado brevemente em 2019, mas interrompido nos anos seguintes. Agora retorna em um modelo modernizado, que une avaliação técnica e votação popular, reforçando sua vocação como instrumento de participação e integração comunitária. Criado há 57 anos, o Prefeito Mirim nasceu vinculado à Cidade da Criança, parque temático mais antigo do Brasil, como ferramenta de educação política e valorização do espírito de cidadania entre os jovens.
A retomada do programa integra mais uma ação voltada ao turismo de São Bernardo. Hoje, o departamento faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude. O secretário da pasta, Rafael Demarchi, reforçou que o programa ajuda a construir novos caminhos para os jovens. “São Bernardo tem um compromisso com o futuro, e o futuro está nessas crianças. O Prefeito Mirim estimula criatividade, senso de responsabilidade e a construção de novas lideranças, ao mesmo tempo em que fortalece a identidade cultural do município’’, concluiu.
*PRÓXIMOS PASSOS -* Na fase final, os 10 classificados deverão gravar um vídeo de até 1 minuto, em formato horizontal e sem edição, apresentando suas propostas para a cidade. O material será publicado no portal da Prefeitura e ficará disponível para votação popular, aberta a todos os cidadãos e limitada a um voto por CPF. O resultado da votação será conhecido no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, durante a cerimônia de posse do novo Prefeito Mirim, em evento oficial na Cidade da Criança.
*Cronograma oficial:*
• 01/09: Início da avaliação das propostas
• 15/09: Conclusão da avaliação
• 19/09: Divulgação dos classificados para a fase final no Notícias do Município
• 22/09: Início do prazo para envio dos vídeos pelos finalistas
• 29/09: Encerramento do prazo de envio dos vídeos
• 01/10: Abertura da votação popular no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br)
• 08/10: Encerramento da votação popular
• 12/10: Cerimônia de posse do Prefeito Mirim