São Bernardo

Faixa Azul da Av. 31 de Março recebe aprovação dos motociclistas e reforça segurança viária em São Bernardo

Trecho de 5 km exclusivo para motos já apresenta grandes resultados e integra plano de expansão da mobilidade do município

Transitar nas grandes cidades é sempre um grande desafio por conta da quantidade de veículos e da organização do trânsito que é planejada dia após dia. Em São Bernardo, os resultados do planejamento, principalmente voltado à segurança viária, já estão sendo reconhecidos. Instalada em maio deste ano, a Faixa Azul na Avenida 31 de Março, no bairro Taboão, já apresenta resultados positivos e aprovação dos motociclistas que utilizam diariamente a via para deslocamentos e atividades profissionais.

 

O investimento de R$130 mil, com recursos do Tesouro Municipal, possibilitou a construção de 5 quilômetros de pista exclusiva para motos – 2,5 km em cada sentido –, que se conecta diretamente à Faixa Azul já existente na Avenida Lions. Juntas, as vias passam a formar um trecho contínuo de segurança voltado para motociclistas em um dos principais eixos viários da cidade.

 

A prefeita de São Bernardo, Jessica Cormick, destacou a relevância do programa para a cidade. “A Faixa Azul é mais do que um espaço para os motociclistas: é uma política pública de proteção à vida. Estamos transformando São Bernardo em referência nacional em mobilidade segura, ampliando o cuidado com os cidadãos que circulam sobre duas rodas. O nosso compromisso é avançar cada vez mais, com investimentos que salvam vidas e modernizam o trânsito.”

 

O projeto, que é referência em segurança viária, já soma quase 9,2 km de faixa exclusiva para motos, sendo 5km na Av. 31 de Março e 4,2km na Av. Lions. Para os trabalhadores que dependem da moto em suas rotinas, a diferença já é sentida. “A Faixa Azul reduziu muito o risco de acidentes. Hoje conseguimos circular com mais tranquilidade, sem precisar disputar espaço nos corredores com os carros. É uma conquista importante para quem trabalha nas ruas e precisa chegar no destino com segurança”, relatou Carlos Santos, motoboy que percorre diariamente a região.

 

Na mesma linha, o entregador Bruno de Almeida destacou que a medida trouxe mais fluidez ao trânsito. “Antes era comum sofrer fechadas e andar espremido entre os carros. Agora temos um espaço maior, que diminui o risco de colisão e garante agilidade. A Faixa Azul é uma necessidade para quem vive o trânsito todos os dias e deveria ser ampliada em outros pontos da cidade”, completou.

 

*EXPANSÃO DO SISTEMA* – O município já deu novos passos para a consolidação de um verdadeiro corredor azul de mobilidade, que ligará diferentes regiões de São Bernardo. Durante a “Conferência Nacional de Segurança no Trânsito – Protegendo Vidas Sobre Duas Rodas”, realizada entre 28 e 30 de junho em Brasília pelo Ministério dos Transportes e pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a Prefeitura protocolou solicitação formal para a implantação de mais um trecho da Faixa Azul: a Avenida Engenheiro Otávio Manente, com 2,69 km de Faixa Azul por sentido. 

 

A via é estratégica, pois fará a conexão entre a Faixa Azul da Avenida Lions e a da Avenida Robert Kennedy — já autorizada em julho —, formando um corredor seguro e alternativo à sobrecarregada Rodovia Anchieta. Estudos de viabilidade apontam a possibilidade de implantação de 2,69 km por sentido, reforçando a integração viária entre os bairros Piraporinha, Pauliceia e Taboão, além de ligação ao Corredor ABD.

 

Anteriormente o município já obteve autorização para implementar a faixa azul na Robert Kennedy, com cerca de 3,1 km em cada sentido. No total, o município espera ter cerca de 20 km de faixa azul nos próximos meses. 

 

“A experiência da Avenida 31 de Março comprova que a Faixa Azul é um investimento que salva vidas, reduz acidentes e traz mais qualidade de circulação para motociclistas e motoristas. Seguiremos empenhados em expandir o sistema para consolidar uma rede contínua de segurança viária em São Bernardo”, afirmou o secretário de Transporte, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, Francisco Carone. Com a expansão da Faixa Azul, São Bernardo reforça o protagonismo na implementação de medidas de segurança viária e reafirma o compromisso de consolidar um trânsito mais seguro, inclusivo e eficiente para todos.

Artigos relacionados

Vila Vivaldi, em São Bernardo, ganha novo espaço agroecológico da Transpetro, com apoio da Prefeitura

Com ações sustentáveis, área em Faixa de Dutos foi revitalizada pela empresa...

Com apoio do videomonitoramento, GCM de São Bernardo impede fuga e prende suspeito de agredir e roubar mulher

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo prendeu, na noite de...

Jardim das Oliveiras, no Grande Alvarenga, ganhará nova praça com áreas de esporte e lazer

Em mais uma verdadeira transformação de espaços públicos, a Prefeitura de São...

São Bernardo realiza Feirão de Empregos voltado ao setor de panificação com 4 mil vagas para o Grande ABC

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de trabalho e fortalecer a...