Interessados em disputar vagas para se tornar conselheiro podem se inscrever nas UBSs a partir de segunda-feira, 22 de setembro
A Prefeitura de Mauá abre nesta segunda-feira, 22 de setembro, o período de inscrições para o processo eleitoral dos conselhos gestores de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e de equipamentos de saúde especializados. Os interessados em participar dessa importante instância de controle social têm até 14 de novembro para se candidatar – a inscrição pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na unidade de saúde da região onde a pessoa reside.
As eleições serão realizadas no dia 29 de novembro e vão eleger representantes da comunidade – usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) – para atuar na gestão e na fiscalização das políticas públicas de saúde do município. Cada unidade escolherá dois titulares e dois suplentes, os quais terão mandato de dois anos. Os conselhos ainda serão compostos por trabalhadores da rede municipal de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos, administrativos, que serão escolhidos pelos próprios colegas de profissão, e por gestores – coordenadores, diretores e gerentes – indicados pela gestão da Secretaria Municipal de Saúde.
A votação abrangerá tanto as UBSs quanto os equipamentos de saúde especializados, como CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), CEMMA (Centro de Especialidades Médicas de Mauá), CRSMCA (Centro de Referência de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial), CER 2 (Centro Especializado em Reabilitação), CRS (Centro de Referência em Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Hospital Nardini e SAMU. Desta forma, os eleitores poderão escolher representantes para as diversas áreas da saúde municipal.
Os conselheiros desempenham papel essencial na garantia da transparência e na participação social nas decisões que afetam a saúde pública local. Eles acompanham a aplicação dos recursos, avaliam a qualidade dos serviços prestados nas unidades de saúde e contribuem para a formulação de políticas públicas que atendam às necessidades reais da população. Seu trabalho é fundamental para contribuir e participar no planejamento das ações pela Secretaria de Saúde e para fortalecer o SUS no município.
Após as eleições de 29 de novembro, nova etapa do processo ocorrerá em 5 de dezembro com a escolha de cinco conselheiros para integrar o Conselho Municipal de Saúde com os demais representantes dos segmentos trabalhadores, gestores, associações, sindicatos e entidades de ensino. O órgão é responsável por coordenar as políticas de saúde no município. A votação será realizada no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, localizado na região central da cidade.
“Tudo o que é feito na saúde passa pelos conselhos. Este é um momento fundamental para fortalecer a participação popular na gestão da saúde pública, pois o SUS não funciona apenas com a gestão, mas com o envolvimento direto dos trabalhadores e a ação efetiva dos usuários”, afirmou Kátia Navarro Watanabe, secretária adjunta de Saúde de Mauá e responsável pelo processo eleitoral. “O Conselho Gestor tem papel estratégico na formulação e na fiscalização das políticas de saúde, assegurando que as decisões tomadas estejam alinhadas com as necessidades da comunidade. Convidamos todos os usuários, trabalhadores e gestores da saúde a se engajarem nesse processo democrático, essencial para a construção de uma saúde pública de qualidade para todos”, completou.
Podem se candidatar aos conselhos pessoas maiores de 18 anos que utilizam os serviços de saúde pública do município. Vale destacar que conselheiros atuais podem se candidatar à reeleição, mas não são permitidos três mandatos consecutivos.