Ribeirão Pires

Ribeirão Pires anuncia Academia de Letras no primeiro dia da 4° edição da FLIRP

O prefeito Guto Volpi sancionou a lei durante a programação da feira que homenageia Cecília Meireles com intensa programação cultural para toda a família

A 4ª edição da FLIRP – Feira Literária de Ribeirão Pires – começou neste sábado (20) e o prefeito Guto Volpi sancionou a lei e anunciou oficialmente criação da Academia de Letras de Ribeirão Pires (ALERP), que terá sede no Centro Histórico e Literário (CHL) Ricardo Nardelli. Ainda durante o evento, a Feira Literária contou com rodas de conversa, lançamentos independentes e diversas programações culturais na região do Paço Municipal.

“Estamos vivendo um capítulo histórico. A Academia de Letras nasce como espaço para valorizar nossos escritores, preservar nossa memória e inspirar novas gerações. A literatura é um patrimônio coletivo, e Ribeirão Pires dá hoje um passo decisivo no fortalecimento da sua identidade cultural”, destacou o prefeito, Guto Volpi.

A cerimônia integrou a programação da Feira Literária, que este ano homenageia a escritora Cecília Meireles e transforma o Paço Municipal em um grande espaço de celebração da literatura. A curadora da FLIRP 2025, a poeta Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti, celebrou o início das atividades. “A FLIRP começou vibrante, com atividades para todos os públicos. É emocionante ver crianças, jovens e adultos ocupando os espaços da cidade pela literatura”.

Entre os visitantes, muitas famílias aproveitaram o sábado para prestigiar os estandes, oficinas e espetáculos. Rafael Rodrigues de Souza e a esposa Alexsandra, acompanhados das filhas Ana, Julia e Laura, visitaram o stand da Secretaria de Educação com a exposição O Jardim de Cecília. “A gente sempre vem à Feira Literária com as crianças e dá pra ver o quanto elas ficam felizes”, contou Rafael.

A programação incluiu apresentações da EMARP, como a coreografia A Bailarina, o Coral Juvenil e Infantil, Workshop de Hip Hop, da LiteraRua, além do espetáculo Os Caçadores de Borbolivros, da Cia Navega Jangada/SESC. Oficinas de criação literária, vivências artísticas e a intervenção cultural As Cecílias, apresentada pelo Núcleo de Teatro da EMARP, também animaram o público, aproximando a cidade da obra da escritora homenageada.

A 4ª FLIRP conta ainda com a presença de 20 editoras, entre elas Sextante, Companhia das Letras e Gato Amarelo, com lançamentos em cafés e espaços culturais da cidade. Neste sábado foram apresentados títulos como As Belezas do Reino Encantado de Ribeirão Pires, de Rafael Marques, Corpo in-sano, de Valéria Aveiro, e A menina e a lanterna, de Raissa do Amaral.

Além da literatura, os visitantes podem aproveitar a feira de artesanato, o comércio e a gastronomia local e o parque de diversões.

A programação da FLIRP continua neste domingo (21), das 13h às 19h, no Paço Municipal (Rua Miguel Prisco, 288), com oficinas, bate-papos, leituras de poemas, lançamentos de livros e apresentações culturais, incluindo o show O Mundo de Kaboo às 15h30.

A entrada é solidária, com doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível ou ração para pets. A programação completa está disponível em: www.vempraflirp.com.br.

Artigos relacionados

Educação de Ribeirão Pires realiza treinamento de primeiros socorros para profissionais de ensino

Capacitação é realizada anualmente nas escolas para aprimoramento profissional da rede A...

IMPRERP realiza curso sobre Certificações Profissionais RPPS

IMPRERP realiza curso sobre Certificações Profissionais RPPS G7 Notícias 20 Setembro 2025...

4ª Feira Literária de Ribeirão Pires acontece neste final de semana com programação gratuita

Evento homenageia Cecília Meireles e reúne literatura atividades culturais e infantis no...

Ribeirão Pires recebe edição da Operação ABC + Seguro

Ribeirão Pires recebe edição da Operação ABC + Seguro G7 Notícias 20...