Santo André

Santo André tem trabalhos selecionados para XVI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

Evento será realizado em Recife entre os dias 4 e 7 de novembro

Em mais um destaque do potencial das iniciativas ambientais desenvolvidas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), Santo André teve três trabalhos técnicos selecionados para o XVI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental (Congea), que ocorrerá em Recife (PE), no mês de novembro.

O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento, contará com palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, além das apresentações das experiências selecionadas, de forma presencial e virtual. O objetivo é integrar profissionais, pesquisadores e estudantes para debater e construir soluções sustentáveis, incentivando a troca de experiências e o fortalecimento de boas práticas.

Três projetos da autarquia foram selecionados, sendo dois do Departamento de Gestão Ambiental e um do Departamento de Resíduos Sólidos. Eles versam sobre as ações e os resultados do serviço de fiscalização de fumaça preta, por meio do ProAr (Programa de Qualidade do Ar); sobre o trabalho de combate à poluição sonora; e sobre o programa Meu Condomínio Recicla, que fomenta a reciclagem e a separação correta dos resíduos nos edifícios residenciais andreenses.

O ProAr promove blitze educativas e fiscalizatórias em corredores de tráfego intenso do município para aferir a emissão de fumaça preta em veículos a diesel, multando os condutores irregulares e emitindo selos de aprovação para quem está em conformidade.

Já o trabalho de fiscalização de ruídos é uma das principais solicitações dos munícipes para o Semasa. Os agentes atuam em estabelecimentos comerciais, de serviços, obras e industriais, além de templos religiosos e escolas de samba, para coibir as infrações relacionadas à poluição sonora. As vistorias acontecem a partir de denúncias registradas pela população e também durante monitorias ou operações específicas, como a Operação Sono Tranquilo. As duas ações contribuem diretamente para a saúde e o bem-estar da população, reduzindo a poluição atmosférica e sonora.

Por sua vez, o Meu Condomínio Recicla incentiva a coleta seletiva em edifícios residenciais. Fiscais da autarquia orientam os moradores sobre a separação e o descarte correto dos resíduos e organizam a coleta, definindo local, data e horário para a remoção dos materiais. O aumento da adesão dos munícipes à coleta seletiva é fundamental para prolongar o tempo de vida útil do Aterro Sanitário Municipal, ampliar a geração de trabalho e renda nas cooperativas de reciclagem de Santo André e reduzir a emissão de gases de efeito estufa, em decorrência da decomposição da matéria orgânica dos resíduos.

Com a apresentação desses projetos, Santo André reforça seu compromisso em promover ações que unem educação e preservação ambiental, sustentabilidade e qualidade de vida.

Artigos relacionados

Obras do Campo do Aliança e de nova Praça de Esportes avançam no Jardim do Estádio

Equipamento vai receber área de lazer com playground, academia ao ar livre...

CPETR de Santo André participa de feira de emprego do setor de transporte nesta sexta

Iniciativa do Sest Senat acontece a partir das 9h, com oferta de...

Santo André elege vencedores do concurso Miss e Mister Melhor Idade 2025

Quinta edição do evento foi realizada na noite desta quinta-feira no Tênis...

Semasa promove programa de renegociação de dívidas

Renegocia 2025 oferece descontos de até 100% para moradores quitarem débitos com...