Suspeito foi surpreendido durante ronda preventiva na região central, realizada na manhã desta terça-feira, e conduzido ao 1º DP com o material recuperado
Um homem foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (23/09) pela GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, durante ronda preventiva no bairro Baeta Neves, após arrombar a sala de imprensa e furtar esquadrias de alumínio do Estádio Municipal Giglio Portugal Pichinin, o Baetão. A ação ocorreu quando os agentes realizavam patrulhamento pelo entorno do estádio e ouviram um barulho de arrombamento, vindo de dentro do local. Na averiguação, constataram que a sala de imprensa havia sido invadida e as peças de alumínio, retiradas.
Com buscas imediatas, a pé, nas imediações do espaço, a equipe conseguiu localizar o suspeito nas proximidades do estádio, em posse dos materiais subtraídos. O indivíduo recebeu voz de prisão e foi conduzido ao 1º DP de São Bernardo, ficando à disposição da Justiça. Os objetos recuperados foram apreendidos e apresentados à autoridade de Polícia Judiciária, que deu sequência aos trâmites legais.
O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, destacou o significado da ação rápida e eficiente da Guarda. “A pronta resposta da equipe impediu a fuga do suspeito e a perda do patrimônio público. Esse é o resultado do trabalho de rondas preventivas que mantêm a Guarda próxima da população e atenta à proteção dos bens da cidade”, afirmou.
CUIDAR BEM SBC – Com foco no combate à criminalidade e no fortalecimento da presença ostensiva, a GCM registrou 65 atendimentos em três dias da Operação Cuidar Bem SBC. Realizada entre sexta-feira (19/09) e domingo (21/09), a mobilização concentrou esforços na área da Inspetoria Regional Vila São Pedro e contou com a participação de 34 agentes e 14 viaturas, incluindo equipes da Guarda Ambiental e da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e uma base móvel, responsáveis por ampliar rondas, patrulhamento e pontos de visibilidade em bairros estratégicos da cidade.
O balanço das ações refletiu a diversidade de ocorrências registradas pela corporação: 27 casos de desordem e perturbação do sossego, sete averiguações de denúncias, um furto e outras situações de ordem pública. Além disso, a operação prestou apoio social, como o atendimento a uma mulher vítima de violência doméstica, atuação conjunta com o Samu em ocorrência de óbito e até o resgate de um animal em risco.
O secretário de Segurança de São Bernardo, Major Arley Topalian, destacou o impacto da mobilização para proteção da população. “O Cuidar Bem SBC é uma estratégia que alia firmeza contra o crime e atenção social. Estar presente nas ruas e responder às demandas da comunidade fortalece a confiança da população no trabalho da Guarda Municipal”, afirmou.