São Caetano

Operação Divisa Segura reforça ações de segurança entre São Paulo e São Caetano do Sul

Força-tarefa integrada das Guardas Civis intensifica patrulhamento e bloqueios em áreas de maior incidência criminal na divisa entre os municípios

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo e a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul iniciaram nesta terça-feira (23/9) a Operação Divisa Segura, ação conjunta voltada ao reforço da segurança na região limítrofe entre os dois municípios. A ação planejada foi acompanhada pelo prefeito de São Caetano, Tite Campanella, e pelo secretário de Segurança Urbana da Capital, Orlando Morando.

A operação acontece das 17h às 2h, com ponto de partida no cruzamento da Avenida Goiás com Avenida Guido Aliberti, em São Caetano. O objetivo é inibir crimes patrimoniais, ampliar a presença preventiva e fortalecer a cooperação entre as corporações municipais, oferecendo mais tranquilidade a moradores e comerciantes.

Ao todo, 125 agentes em 55 viaturas das duas corporações foram destacados na ação que prevê bloqueios rápidos, patrulhamentos táticos e abordagens sistemáticas a veículos, motocicletas e pedestres em atitude suspeita. A Polícia Militar também dará apoio na operação, que tem previsão para durar até domingo.

As áreas de atuação incluem, pelo lado paulistano, o bairro do Ipiranga e suas vias de divisa; em São Caetano, corredores viários e regiões adjacentes ao limite com São Paulo, pontos de maior fluxo e incidência criminal.

O prefeito Tite Campanella reforçou o trabalho integrado para reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança. Ele lembrou também da parceria com a Capital na instalação do Smart Sanca. “Foi fundamental a expertise do Smart Sampa para efetivarmos o nosso Smart Sanca, ambos modelos de sucesso. Em São Paulo são mais de 1.900 prisões de procurados pela Justiça. Aqui, passamos de 53 casos”.

Conforme explica o secretário de Segurança Urbana da Capital, Orlando Morando, a Operação Divisa Segura reafirma o compromisso com a proteção integrada da população que vive, circula ou trabalha nessas regiões de divisa entre São Paulo e São Caetano. “Temos uma ação planejada com patrulhamento intensivo, usando toda a inteligência, os drones, para trazer tranquilidade ao cidadão. Uma ação que se inicia hoje e que será permanente”, diz.

Artigos relacionados

EMEF Senador Fláquer, escola mais antiga de São Caetano, inaugura nova biblioteca

A EMEF Senador Fláquer, no Bairro Fundação, em São Caetano, inaugurou formalmente...

GCM de São Caetano prende casal por furtos no Centro da cidade

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul prendeu um...

Fundo Social de São Caetano visita EMEFs campeãs na arrecadação da Campanha de Leite em Pó

Fundo Social de São Caetano visita EMEFs campeãs na arrecadação da Campanha...

Consultores do Sírio-Libanês participam da implantação do projeto Lean nas Emergências no Hospital Albert Sabin, em São Caetano

O HMEAS (Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin), em São Caetano do...