Mauá

Prefeitura de Mauá lança Caderno de Cuidado Materno-Infantil

Ferramenta visa consolidar a redução das taxas de mortalidade e será fundamental para garantir um acompanhamento contínuo, humanizado e integral às mulheres e crianças

Em evento realizado no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, a Prefeitura de Mauá lançou nesta quarta-feira, 24 de setembro, o Caderno de Cuidado Materno-Infantil. Trata-se de guia completo elaborado para fornecer orientações e procedimentos essenciais aos profissionais da saúde com objetivo de garantir às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada durante a gravidez, o parto e o puerpério, além de assegurar às crianças nascimento seguro, com crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Disponível em versão digital na área destinada à Saúde no site da Prefeitura de Mauá (www.maua.sp.gov.br), a publicação reflete a tendência positiva de redução das taxas de mortalidade e será utilizado para registrar e acompanhar dados importantes sobre a saúde da gestante, do bebê e da criança até os primeiros anos de vida. A ferramenta tem como meta padronizar condutas, otimizar os fluxos de atendimento e garantir a continuidade e integralidade do cuidado, especialmente no que diz respeito ao acompanhamento humanizado das mães e crianças, enfrentando a mortalidade materna e infantil.

“O desafio é grande, pois as pessoas depositam enorme esperança em nosso governo. Os resultados positivos que estamos conquistando são fruto de compromisso real com a vida de nossa população. Este lançamento é mais uma realização de um sonho iniciado lá atrás, que virou realidade quando outras pessoas passaram a sonhar com a gente e com apoio do povo, que acreditou em nosso trabalho, tivemos a oportunidade de reconstruir a nossa cidade. Quero ainda agradecer e parabenizar a toda a equipe de saúde, que vem nos ajudando a cuidar das pessoas”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.

O Caderno de Cuidado Materno-Infantil é fruto da revisão de material publicado inicialmente em 2014, e reflete as discussões realizadas com toda a rede de saúde municipal. O documento, que se destina aos profissionais de saúde que atuam nos diversos setores da atenção à saúde, estabelece diretrizes técnicas e acordos relacionados à produção da linha de cuidado materno-infantil. Além disso, reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade da assistência e a formação dos profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde), baseando-se nas melhores práticas de saúde.

“A publicação oficializa a prática de fluxo de atendimento e atenção ao cuidado materno-infantil em nossa cidade. Com muito esforço, conseguimos reduzir as taxas de mortalidade, passando de dois dígitos para índice de apenas um dígito. Sabemos que o desafio é manter essa melhoria, e estamos firmemente comprometidos com essa causa. Muito obrigada aos profissionais envolvidos nesta construção coletiva”, destacou Eliene de Paula Pinto, secretária municipal de Saúde.

O Caderno inclui padronizações técnicas detalhadas sobre as fases da gestação, do parto, do pós-parto e do desenvolvimento infantil. Ele também orienta os profissionais sobre os procedimentos e cuidados em situações de doenças adquiridas durante a gestação, condições preexistentes, abortos espontâneos e óbitos maternos ou infantis.

Desde 2021, Mauá mantém plano específico para combater a mortalidade materna e infantil: o Mãe Mauaense. O programa inclui, entre outras medidas, a distribuição de kits de enxoval a bebês e a todas as gestantes que realizam pré-natal na rede, seguindo critérios de elegibilidade (sete consultas de pré-natal e realização de exames específicos, entre outros) a partos realizados no Hospital Nardini. Outra ação importante foi a inauguração de nova maternidade no Hospital Nardini, em 2022, mais moderna e equipada.

Kátia Navarro Watanabe, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e secretária adjunta de Saúde, e Paulo Rogério Affonso Antônio, superintendente do Hospital Nardini, destacaram a importância de uma gestão integrada entre as diversas secretarias para o sucesso dessas iniciativas.

“O que nos levou à construção deste instrumento técnico e orientador foram os indicadores de mortalidade. Os resultados alcançados são fruto de trabalho colaborativo entre diversos profissionais e secretarias. A redução da mortalidade reflete o esforço conjunto de toda a rede, pois quanto mais apoio à população, maiores os impactos positivos. Fica o convite para que cada um de nós compreenda a importância do próprio trabalho e possa assumir, com radicalidade, compromissos que ofereçam uma atenção humanizada para todas as pessoas”, afirmou Kátia.

“Sempre acreditei que o sistema de saúde é mais eficaz e potente quando trabalhamos em rede. Hoje, estamos construindo essa rede, e nosso próximo passo é expandi-la. Juntos, podemos transformar a vida da população”, acrescentou Paulo Affonso.

Mortalidade em queda em Mauá
O índice de mortalidade infantil, calculado com base no número de óbitos a cada mil nascidos vivos com até um ano de idade, tem mostrado queda significativa em Mauá nos últimos anos. Após período de aumento, especialmente durante a pandemia de Covid, a cidade retomou a trajetória de redução, com a taxa de mortalidade infantil caindo de 13,4 em 2023 para 11,2 no ano passado, e alcançando 8,9 até o momento em 2025.

Entre os meses de janeiro e agosto de 2025, a rede pública de saúde de Mauá registrou média de 343 nascimentos mensais, totalizando 2.742 nascimentos até agosto. Desses, 26 não sobreviveram, sendo a maioria das mortes ocorridas nos primeiros sete dias de vida. As principais causas são a prematuridade, o baixo peso ao nascer (menos de 2,5 kg), doenças respiratórias, infecciosas e malformações congênitas.

Atualmente, a rede de saúde de Mauá atende 1.860 gestantes. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com maior número de grávidas assistidas são: Oratório (159 mulheres), São João (152), Zaíra 2 (140), Macuco (138), Feital (134), Magini (124) e Flórida (103).

Artigos relacionados

GCM Mauá captura dois procurados da Justiça em ações distintas na cidade

GCM Mauá captura dois procurados da Justiça em ações distintas na cidade...

Mauá celebra Dia Internacional da Cidade Educadora com evento dedicado à participação das crianças

Atividade será realizada no Teatro Municipal nesta quarta-feira (26) e destaca projetos...

Câmara de Mauá aprova orçamento de R$ 2,2 bilhões para 2026

Gestão Marcelo Oliveira prioriza saúde, educação e infraestrutura no próximo exercício financeiro...

Crianças e adolescentes atendidos em seis CRAS de Mauá visitam o Parque da Gruta

Atividade busca promover vivências culturais e saudáveis para crianças periféricas O Parque...