São Bernardo

Prefeitura de São Bernardo lança edital para 48 vagas de residência médica

Profissionais poderão se especializar nas áreas de Medicina de Família, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Psiquiatria, Pediatria, Anestesiologia, Ginecologia e Obstetrícia ou Neurocirurgia

Em ação conjunta com a Faculdade de Medicina ABC (FMABC), a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, lançou edital para preenchimento de 48 vagas de residência médica nas áreas de Medicina de Família, Cirurgia Geral, Psiquiatria, Clínica Médica, Pediatria, Anestesiologia, Ginecologia e Obstetrícia ou Neurocirurgia. O edital, encaminhado pela Comissão de Residência Médica (Coreme), foi publicado em 24 de setembro e o período de inscrições vai de 9 de outubro a 18 de novembro.

As inscrições devem ser realizadas pelo link: https://www.avalia.org.br/concursos/571, no qual também podem ser consultados os critérios para ingresso em cada um dos programas. São 10 vagas para Medicina de Família, seis para Cirurgia Geral, seis para Psiquiatria, seis para Clínica Médica, seis para Pediatria, seis para Anestesiologia, seis Ginecologia e Obstetrícia e duas para Neurocirurgia.

A coordenadora da Coreme, Bárbara Barreiros, pontuou que a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu em serviço destinada a médicos. “O objetivo é formar médicos especialistas, utilizando a rede de saúde de São Bernardo, com treinamento nos hospitais, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), policlínicas e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), e os profissionais da rede como preceptores, especialistas que treinam os novos profissionais”, detalhou.

Bárbara destacou que por contar com uma rede de saúde robusta, com quatro hospitais, duas policlínicas, 35 UBSs, 10 UPAs e um PA (Pronto Atendimento), nove CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), uma Clínica Municipal da Visão, o programa de residência médica da cidade está entre os melhores do País.

“É uma via de mão dupla, porque tanto os profissionais vão se especializar em um excelente cenário de ensino, quanto a nossa rede vai se qualificando cada vez mais, já que para termos a residência, precisamos de bons profissionais que se baseiam nas melhores evidências científicas para cuidar da nossa população e são os professores desses novos especialistas”, concluiu.

Serviço:

Edital de seleção para o Programa de Residência Médica da Secretaria de Saúde de São Bernardo

De 9 de outubro a 18 de novembro

Mais informações e inscrições pelo link: https://www.avalia.org.br/concursos/571

Artigos relacionados

Evento fortalece cultura de prevenção de lesões nos Hospitais de São Bernardo

O Hospital Anchieta, unidade do Complexo de Saúde de São Bernardo do...

De creche noturna a Ponte Estaiada: São Bernardo anuncia pacote de 50 ações e entregas no fim de ano

Serão mais de 30 dias de atividades, contemplando intervenções entre urbanização, entrega...

Integra Tietê supera marca de 30 mil unidades atendidas em São Bernardo

Por meio do programa, viabilizado em parceria o Estado, cidade avança para...

Em São Bernardo, GCM resgata menino autista perdido na madrugada após encontrá-lo correndo em via movimentada  

Criança de 8 anos, não verbal, foi escoltada por aproximadamente 4 km...