Ribeirão Pires

Chega a Ribeirão Pires o segundo vagão tombado pelo CONDEPHAAT e doado pela CPTM

Série 5000 reforça o resgate do legado ferroviário da cidade e amplia ações de fortalecimento do turismo, cultura e economia criativa no município

Ribeirão Pires celebra mais um marco na preservação de sua memória ferroviária com a chegada do segundo vagão, da Série 5000, lançado nos anos 70, tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico), conforme Processo de Tombamento nº 81677/18, e doado ao município pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O equipamento já está instalado na área que abrigará projeto do Parque Sensorial, iniciativa pioneira que integra o Complexo Ibrahim Alves de Lima, que também contempla a Fábrica de Sal, CAISM, da 1ª Clínica Terapêutica Pública de Cannabis Medicinal, além de uma unidade escolar da rede municipal de ensino.

O projeto, que conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, busca valorizar o patrimônio histórico e urbano, fomentar o turismo, educação e preservar a memória ferroviária de Ribeirão Pires, considerada um dos berços da história dos trens em São Paulo.

“Mais do que instalar vagões, estamos criando oportunidades para a população conhecer sua história, ocupar os espaços públicos e projetar um futuro com mais pertencimento e identidade. Esse projeto reflete um trabalho de planejamento, parcerias responsáveis e compromisso com o desenvolvimento cultural, turístico e urbano da cidade”, destacou o prefeito Guto Volpi.

O projeto de requalificação urbana e valorização do patrimônio histórico do Grande ABC começou em setembro com a chegada do vagão da Série 2100 (carro 2132 – lançado nos anos 90), posicionado em área anexa à Pista de Skate, preservando o uso do espaço para esportes urbanos e ampliando a convivência entre diferentes públicos.

Além disso, em breve, será lançado edital de chamamento público para seleção do melhor projeto de implantação, administração e operação comercial de serviços no vagão, também doado pela CPTM, localizado na área pública da Pista de Skate. O objetivo é receber propostas que integrem uso comercial, turístico, cultural e criativo, garantindo preservação patrimonial, transparência administrativa e benefícios para a comunidade. Também está previsto edital para artistas e grafiteiros da cidade efetuarem intervenção artística no vagão.

Artigos relacionados

Prefeitura de Ribeirão Pires intensifica fiscalização em adegas para prevenir venda de bebidas adulteradas

Grupo de Trabalho Integrado reúne diferentes órgãos municipais e estaduais para reforçar...

GCM de Ribeirão Pires efetua qualificação em técnicas policiais avançadas

O Guarda Municipal de 1ª Classe Simões conclui curso especializado e passa...

Governo do Estado e Prefeitura de Ribeirão Pires alinham medidas para recuperação da Vila do Doce

Compromisso do governador Tarcísio de Freitas garante agilidade nas ações conjuntas de...

Festa Italiana agita Ribeirão Pires em Outubro com formato inédito

Com 17 barracas gastronômicas, programação cultural e caráter solidário, evento será realizado...