Atividade será no Jardim Sonia Maria, no dia 14/10, entre 9h e 12h; população deve estar atenta
A comunidade do Jardim Sonia Maria e imediações deve ficar atenta para o acionamento do alarme que vai dar inícioà realização do Simulado de Emergência, no próximo da 14/10 (terça-feira), das 9h às 12h. O simulado está sendo organizado pela Defesa Civil de Mauá e Comitê de Fomento Industrial do Polo Petroquímico (CofipABC), com apoio dos voluntários do Núcleo de Proteção e Defesa Civil do Jardim Sonia Maria.
A medida visa reproduzir as condições que exigem o atendimento de emergência, controle e mitigação. “Gostaria de destacar a importância da participação de todos. Quanto mais treinamentos tivermos, mais preparados estaremos para enfrentar o inesperado e atuar com eficiência nas emergências. Nunca devemos esquecer que a Defesa Civil somos todos nós”, afirmou o secretário de Proteção e Defesa Civil de Mauá, Sergio Moraes.
A orientação é que, após o alarme de emergência, os voluntários devem orientar os moradores para o ponto de encontro na rua Jorge da Silva, para que sigam as demais instruções. Com isso, pretende-se que a comunidade esteja apta a agir com rapidez e assertividade numa emergência e façam a evasão. Desta forma, podem facilitar o trabalho das equipes profissionais, empresas e parceiros que já atuam em conjunto do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Polo Petroquímico.
A ação terá a participação do Corpo de Bombeiros, SAMU, Departamento de Trânsito, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Será afetado o quadrilátero que tem como limites a rua Zequinha de Abreu, entre as ruas Augusto Carneiro e Vicente Celestino, fechando o trecho na Viela João Carçola. A ação prevê evasão de residências, comércios e da Escola Estadual Maria. Josefina K. Fláquer.
Em 18 de julho de 2024, foi realizado um simulado semelhante na região do Parque São Rafael, desta vez também em parceria com a Prefeitura de São Paulo e participação das mesmas instituições.