Diadema

Operação Azul Marinho de segurança tem início em Diadema com atuação conjunta das sete GCMs da região

Ação integrada de segurança pública teve ponto de partida na Praça da Moça e contou com cerca de 220 guardas municipais, 60 viaturas quatro rodas e 30 motos

A Prefeitura de Diadema, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), iniciou nesta quarta-feira (08/10), a Operação Azul Marinho, unindo as guardas municipais das sete cidades do Grande ABC. O início da ação integrada de segurança pública ocorreu às 15h, na Praça da Moça, no centro, com cerca de 220 guardas municipais, 60 viaturas quatro rodas e 30 motos.

A ação é realizada no âmbito do programa ABC+Seguro, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne as sete prefeituras da região. O início da operação contou com as presenças do prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, da prefeita de São Bernardo do Campo, Jéssica Cormick, secretários municipais, comandantes das GCMs da região e vereadores.

Após o prefeito passar em revista à tropa regional, os guardas seguiram para ações de bloqueio/fiscalização em pontos estratégicos da cidade, que deve seguir até a noite. O balanço da operação deverá ser divulgado amanhã.

Ao autorizar a operação, o prefeito de Diadema agradeceu a cada agente, que representa o compromisso diário com a segurança e o bem-estar da população.

“A presença de todos aqui reforça o espírito de integração regional, que tem sido essencial para fortalecer as políticas públicas de segurança em nossas cidades”, afirmou Taka Yamauchi.

“Quando trabalhamos juntos, conseguimos proteger melhor, agir mais rápido e construir uma região mais segura, moderna e humana. Que esta operação traga mais paz, mais tranquilidade e mais esperança para as famílias de Diadema e de todo o Grande ABC”, continuou.

É a sétima ação neste ano, que já realizou concentração e atuação nas divisas de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

*Integração regional*
A prefeita de São Bernardo do Campo destacou a união dos prefeitos da região, já que os problemas das cidades são compartilhados, assim como seus reflexos.

“Essa integração via Consórcio é muito importante para a segurança pública da região. Quando a gente dá as mãos uns para os outros, consegue muito mais coisas. Essa operação não é só o preventivo, o ostensivo, que ultrapassa as divisas, é o compartilhamento das informações. Estamos transformando nossa região cada vez mais para melhor”, disse.

O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, lembrou o trabalho conjunto que tem avançado na segurança pública.

“Primeiro desenhamos o protocolo de cooperação entre as GCMs para ter liberdade para trabalhar entre as cidades, o programa ABC+Seguro, treinamento dos guardas, compra consorciada de equipamentos, além da compra direta de equipamentos pelo Consórcio que serão entregues aos municípios em breve”, contou.

*Avanços em Diadema*
O prefeito de Diadema pontuou ainda os principais avanços na área da segurança pública desde o início do ano, com destaque para a política de tolerância zero ao pancadão.

“Estamos promovendo uma transformação profunda na segurança pública, com planejamento, investimentos e resultados concretos. A cidade vive um novo momento, com mais presença nas ruas, mais estrutura para a Guarda Civil Municipal e uma atuação baseada em inteligência, proximidade e eficiência”.

Também destacou a ampliação do patrulhamento nas escolas, com novas viaturas e equipes dedicadas à proteção de estudantes e profissionais da educação; a reativação da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), que voltou às ruas com o apoio da Inspetoria de Operações Especiais; e o reforço do Canil de Diadema, que em breve ampliará ainda mais a capacidade operacional da GCM.

O prefeito ressaltou ainda os investimentos em novos equipamentos, como o drone de vigilância, que estava em exposição durante o início da Operação Azul Marinho, e o Tsunami, veículo com jatos d’água de alta pressão que atua no combate aos pancadões.

Além disso, está em andamento o concurso público para contratação de 100 novos guardas, ampliando o efetivo, garantindo mais presença nas ruas e mais segurança em todos os bairros.



Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Diadema inaugura Central de Monitoramento de Mobilidade

Além de modernizar a gestão da qualidade do transporte coletivo municipal, serviço...

Diadema realiza o 1º Festival Baião de Dois

Evento comemora cultura nordestina com shows musicais e comidas típicas de sexta...

UPA Paineiras terá atendimento pediátrico

Revisão do projeto inicial ampliou ambientes de assistência e pontos de acomodações...

Programa Visão de Futuro testa saúde ocular de 2,5 mil estudantes do 1º ano da rede municipal de Diadema

Se detectada necessidade, crianças receberão óculos gratuitamente graças a uma parceria com...