Ação integrada de segurança pública teve ponto de partida na Praça da Moça e contou com cerca de 220 guardas municipais, 60 viaturas quatro rodas e 30 motos
A Prefeitura de Diadema, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), iniciou nesta quarta-feira (08/10), a Operação Azul Marinho, unindo as guardas municipais das sete cidades do Grande ABC. O início da ação integrada de segurança pública ocorreu às 15h, na Praça da Moça, no centro, com cerca de 220 guardas municipais, 60 viaturas quatro rodas e 30 motos.
A ação é realizada no âmbito do programa ABC+Seguro, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne as sete prefeituras da região. O início da operação contou com as presenças do prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, da prefeita de São Bernardo do Campo, Jéssica Cormick, secretários municipais, comandantes das GCMs da região e vereadores.
Após o prefeito passar em revista à tropa regional, os guardas seguiram para ações de bloqueio/fiscalização em pontos estratégicos da cidade, que deve seguir até a noite. O balanço da operação deverá ser divulgado amanhã.
Ao autorizar a operação, o prefeito de Diadema agradeceu a cada agente, que representa o compromisso diário com a segurança e o bem-estar da população.
“A presença de todos aqui reforça o espírito de integração regional, que tem sido essencial para fortalecer as políticas públicas de segurança em nossas cidades”, afirmou Taka Yamauchi.
“Quando trabalhamos juntos, conseguimos proteger melhor, agir mais rápido e construir uma região mais segura, moderna e humana. Que esta operação traga mais paz, mais tranquilidade e mais esperança para as famílias de Diadema e de todo o Grande ABC”, continuou.
É a sétima ação neste ano, que já realizou concentração e atuação nas divisas de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
*Integração regional*
A prefeita de São Bernardo do Campo destacou a união dos prefeitos da região, já que os problemas das cidades são compartilhados, assim como seus reflexos.
“Essa integração via Consórcio é muito importante para a segurança pública da região. Quando a gente dá as mãos uns para os outros, consegue muito mais coisas. Essa operação não é só o preventivo, o ostensivo, que ultrapassa as divisas, é o compartilhamento das informações. Estamos transformando nossa região cada vez mais para melhor”, disse.
O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, lembrou o trabalho conjunto que tem avançado na segurança pública.
“Primeiro desenhamos o protocolo de cooperação entre as GCMs para ter liberdade para trabalhar entre as cidades, o programa ABC+Seguro, treinamento dos guardas, compra consorciada de equipamentos, além da compra direta de equipamentos pelo Consórcio que serão entregues aos municípios em breve”, contou.
*Avanços em Diadema*
O prefeito de Diadema pontuou ainda os principais avanços na área da segurança pública desde o início do ano, com destaque para a política de tolerância zero ao pancadão.
“Estamos promovendo uma transformação profunda na segurança pública, com planejamento, investimentos e resultados concretos. A cidade vive um novo momento, com mais presença nas ruas, mais estrutura para a Guarda Civil Municipal e uma atuação baseada em inteligência, proximidade e eficiência”.
Também destacou a ampliação do patrulhamento nas escolas, com novas viaturas e equipes dedicadas à proteção de estudantes e profissionais da educação; a reativação da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), que voltou às ruas com o apoio da Inspetoria de Operações Especiais; e o reforço do Canil de Diadema, que em breve ampliará ainda mais a capacidade operacional da GCM.
O prefeito ressaltou ainda os investimentos em novos equipamentos, como o drone de vigilância, que estava em exposição durante o início da Operação Azul Marinho, e o Tsunami, veículo com jatos d’água de alta pressão que atua no combate aos pancadões.
Além disso, está em andamento o concurso público para contratação de 100 novos guardas, ampliando o efetivo, garantindo mais presença nas ruas e mais segurança em todos os bairros.