Últimas notícias

Grande ABC debate mercado de carbono, sustentabilidade e transição justa em painel pré-COP30


Encontro reuniu lideranças regionais, governo federal e especialistas para discutir desafios e oportunidades da economia de baixo carbono no Grande ABC

O Grande ABC deu mais um passo rumo à construção de uma agenda regional de desenvolvimento sustentável. Nesta sexta-feira (10/10), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e a Universidade Federal do ABC (UFABC) realizaram o Painel Pré-COP30: Mercado de Carbono – Desafios e Oportunidades no Grande ABC, no campus Santo André da universidade.

O encontro reuniu representantes do poder público, da academia, do setor produtivo e de consultorias especializadas para debater como o mercado de carbono e a transição energética podem impulsionar inovação, geração de empregos e desenvolvimento sustentável na região.

Participaram do painel a subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda, Cristina Fróes de Borja Reis; o secretário-executivo do Consórcio ABC e presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo Silva; a vice-prefeita de Rio Grande da Serra, Vilma Marcelino; o especialista em descarbonização na LUJ4 Consultoria, Fabiano Sant’Ana.

O debate faz parte de uma série de iniciativas que antecipam as discussões da COP30, que será realizada em Belém (PA), e reforça o compromisso do Grande ABC com a transição justa e a economia de baixo carbono, conciliando crescimento industrial, inovação tecnológica e responsabilidade ambiental.

O evento também discutiu como o mercado de carbono pode ser uma alavanca para a reindustrialização verde, conectando inovação tecnológica, novas cadeias produtivas e políticas públicas de transição justa. A agenda Pré-COP Grande ABC segue com diversos debates e ações, fortalecendo a agenda climática regional.

Em sua fala, Fabiano Sant’Ana abordou inovações envolvendo o mercado de compensação ambiental. “O Brasil tem o maior ativo ambiental do mundo, com florestas, agricultura e indústria. Com a regulamentação, milhares de empresas terão de descarbonizar suas cadeias, e os consórcios intermunicipais podem transformar essa obrigação em oportunidade, criando políticas locais de geração e comércio de créditos de carbono”, ressaltou.

A subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda destacou as oportunidades para o setor. “Com o mercado regulado de carbono, o PIB brasileiro pode crescer até 8,5% até 2050. Imaginem o impacto disso para a indústria. O Grande ABC tem escala e capacidade para colocar esse pacto em prática, articulando reindustrialização, especialização produtiva e sustentabilidade. Organizar-se coletivamente é o caminho para transformar potencial em desenvolvimento real”, defendeu Cristina Reis.

Para o secretário-executivo do Consórcio ABC e presidente da Agência de Desenvolvimento, o evento marca um avanço importante na construção coletiva de um novo modelo de desenvolvimento mais sustentável e com foco na inovação. “O Grande ABC tem uma longa trajetória de protagonismo industrial no país. Agora, temos a responsabilidade de liderar também a transformação para uma economia de baixo carbono, aproveitando o potencial das nossas universidades, das cadeias produtivas e da força do nosso território”, afirmou Aroaldo Silva.

A vice-prefeita de Rio Grande da Serra frisou que o patrimônio ambiental do Grande ABC não deve ser visto como um desafio para o desenvolvimento econômico da região, mas como uma oportunidade. “Temos temas importantes para desenvolver, como a transição da energia, a eficiência dos prédios, a renovação de frotas e o incentivo a práticas sustentáveis”, pontuou Vilma Marcelino.





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

PROCURADO DA JUSTIÇA POR ROUBO É PRESO PELA POLÍCIA COM DOCUMENTO FALSO

Na tarde deste sábado, dia 11, policiais militares da Força Tática do...

Polícia Civil prende casal responsável por depósito de arsenal em Santos

A Polícia Civil encontrou e apreendeu um arsenal que continha fuzis, pistolas,...

Braskem celebra datas nacionais reforçando compromisso com a sustentabilidade e a gestão da água

Parceria com a Aquapolo no ABC é referência mundial em reuso de...

Polícia suspeita que metanol usado para adulterar bebidas tenha sido comprado de postos de gasolina

Uma das linhas de investigação da Polícia Civil de São Paulo sobre...