Mauá

Mauá autoriza início da construção da quinta UPA

Com obra no Jardim Santa Lídia, cidade amplia rede de atendimento de urgência e emergência

A Prefeitura de Mauá deu, nesta terça-feira (21/10), mais um passo importante na reestruturação do sistema municipal de saúde. Em evento oficial, o prefeito Marcelo Oliveira assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras da quinta UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, a ser construída no Jardim Santa Lídia — o evento foi realizado em frente ao terreno das futuras instalações do equipamento, na Rua Cesário Parmegiani, altura do número 100.

A quinta unidade 24h atende a um compromisso de campanha e é considerada uma das principais entregas da atual gestão. O valor licitado da obra, com início já nesta quarta-feira (22), é de aproximadamente R$ 13 milhões. O prazo de execução do serviço é de 18 meses, com previsão de entrega para março de 2027.

Instalada em terreno de 1.308,60 m² e com área a ser construída de 1.836,79 m², a UPA será dividida em seis grandes ambientes: recepção, atendimento infantil, atendimento adulto, área de emergência (com 17 leitos), salas de exames (raio-x, eletrocardiograma e coleta de sangue) e espaços administrativos e técnicos.

A escolha do local para a nova unidade foi resultado de longo processo de estudos técnicos, mapeamento de demanda e diálogo com a comunidade. O anúncio oficial da UPA foi feito em outubro de 2023, durante visita da então ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, à cidade.

“Essa obra é símbolo do nosso compromisso com a saúde pública e com a população que mais precisa. Estamos transformando a rede municipal com planejamento, responsabilidade e parcerias sérias. A futura UPA ampliará a capacidade de atendimento de urgência e emergência na região do Santa Lídia e também em toda a cidade, reduzindo distâncias e fortalecendo o SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.

A UPA Santa Lídia se juntará às unidades Barão, Zaira, Magini e Vila Assis Brasil, todas construídas em gestões do Partido dos Trabalhadores em Mauá, ampliando a cobertura de atendimento descentralizado e humanizado.

Além da quinta UPA, a parceria com o governo federal renderá ao município as construções de Policlínica da Vila Assis e da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Elizabeth, bem como reformas das quatro UPAs do município e revitalizações de UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Importante lembrar que no início do segundo semestre, Mauá já havia sido contemplada pelo governo federal com novos aportes: o município receberá quatro ambulâncias para renovação da frota do SAMU, equipamentos para implementação do sistema de telessaúde na rede municipal e aparelhos modernos para reforçar a atenção primária e os serviços de urgência e emergência — como bisturis elétricos, desfibriladores, doppler vascular e itens de fisioterapia.

“Seriedade e responsabilidade são marcas da nossa gestão. Estamos reconstruindo Mauá com trabalho, parcerias e foco em cuidar da nossa gente. A saúde é prioridade porque é condição básica para garantir dignidade e qualidade de vida ao nosso povo”, concluiu Marcelo Oliveira.

Artigos relacionados

Mauá: O que abre e o que fecha no Feriado de Aniversário da Cidade

Mauá: O que abre e o que fecha no Feriado de Aniversário...

Índices de larvas do Aedes aegypti em três bairros preocupam Secretaria de Saúde de Mauá

Às vésperas do verão, levantamento identificou riscos maiores de proliferação do mosquito...

Prefeito de Mauá discute logística de combustíveis e novos negócios em reunião na Transpetro

Encontro tratou de questões tributárias, eficiência operacional e possibilidades de novas parcerias...