Com obra no Jardim Santa Lídia, cidade amplia rede de atendimento de urgência e emergência
A Prefeitura de Mauá deu, nesta terça-feira (21/10), mais um passo importante na reestruturação do sistema municipal de saúde. Em evento oficial, o prefeito Marcelo Oliveira assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras da quinta UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, a ser construída no Jardim Santa Lídia — o evento foi realizado em frente ao terreno das futuras instalações do equipamento, na Rua Cesário Parmegiani, altura do número 100.
A quinta unidade 24h atende a um compromisso de campanha e é considerada uma das principais entregas da atual gestão. O valor licitado da obra, com início já nesta quarta-feira (22), é de aproximadamente R$ 13 milhões. O prazo de execução do serviço é de 18 meses, com previsão de entrega para março de 2027.
Instalada em terreno de 1.308,60 m² e com área a ser construída de 1.836,79 m², a UPA será dividida em seis grandes ambientes: recepção, atendimento infantil, atendimento adulto, área de emergência (com 17 leitos), salas de exames (raio-x, eletrocardiograma e coleta de sangue) e espaços administrativos e técnicos.
A escolha do local para a nova unidade foi resultado de longo processo de estudos técnicos, mapeamento de demanda e diálogo com a comunidade. O anúncio oficial da UPA foi feito em outubro de 2023, durante visita da então ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, à cidade.
“Essa obra é símbolo do nosso compromisso com a saúde pública e com a população que mais precisa. Estamos transformando a rede municipal com planejamento, responsabilidade e parcerias sérias. A futura UPA ampliará a capacidade de atendimento de urgência e emergência na região do Santa Lídia e também em toda a cidade, reduzindo distâncias e fortalecendo o SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.
A UPA Santa Lídia se juntará às unidades Barão, Zaira, Magini e Vila Assis Brasil, todas construídas em gestões do Partido dos Trabalhadores em Mauá, ampliando a cobertura de atendimento descentralizado e humanizado.
Além da quinta UPA, a parceria com o governo federal renderá ao município as construções de Policlínica da Vila Assis e da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Elizabeth, bem como reformas das quatro UPAs do município e revitalizações de UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Importante lembrar que no início do segundo semestre, Mauá já havia sido contemplada pelo governo federal com novos aportes: o município receberá quatro ambulâncias para renovação da frota do SAMU, equipamentos para implementação do sistema de telessaúde na rede municipal e aparelhos modernos para reforçar a atenção primária e os serviços de urgência e emergência — como bisturis elétricos, desfibriladores, doppler vascular e itens de fisioterapia.
“Seriedade e responsabilidade são marcas da nossa gestão. Estamos reconstruindo Mauá com trabalho, parcerias e foco em cuidar da nossa gente. A saúde é prioridade porque é condição básica para garantir dignidade e qualidade de vida ao nosso povo”, concluiu Marcelo Oliveira.