São Bernardo

Simulado na Via Anchieta reforça protocolo de integração da Defesa Civil de São Bernardo

Treinamento teve como objetivo aprimorar a atuação integrada das forças de segurança e emergência; município amplia diretrizes para garantir plano eficaz de contingência

A equipe da Defesa Civil de São Bernardo participou, nesta quarta-feira (22/10), de um simulado de acidente com vazamento de produto químico inflamável, em decorrência do tombamento de uma carreta no Km 27 da Via Anchieta, sentido Litoral, pista expressa. A ação teve como principal objetivo o aperfeiçoamento da integração entre as forças de segurança e emergência.

O exercício reforça os protocolos de segurança do município em ocorrências envolvendo produtos perigosos. Segundo o diretor da Defesa Civil, Flávio Soares, a partir da confirmação de que o líquido derramado é um produto químico, a prioridade dos agentes é impedir que ele alcance córregos, margens da Represa Billings ou estações de tratamento da Sabesp. Outro fator crítico é verificar se a substância se dispersou no ar em direção a áreas residenciais.

“Confirmada uma dessas situações, a Defesa Civil aciona imediatamente o plano de contingência, em conjunto com outras secretarias municipais, como Educação, Esporte, Saúde e Assistência Social, para garantir que as pessoas sejam removidas das áreas de risco e encaminhadas a locais seguros, como EMEBs e centros esportivos. Nosso foco é preservar a integridade da população até que todo o risco seja eliminado, o que, em alguns casos, pode levar dias”, explicou Soares.

O treinamento contou com a participação conjunta de diversos órgãos, entre eles o Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Polícia Militar Rodoviária, Polícia Científica e agências ambientais, como a Cetesb.

“Precisamos estar sempre preparados para acionar nosso protocolo municipal sempre que necessário. A simulação de hoje, realizada em parceria com a Ecovias e outras forças de trabalho, torna o município mais capacitado para responder a emergências e aprimorar seus planos de contingência, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil”, destacou a vice-prefeita Jessica Cormick, que acompanhou a ação na Via Anchieta.

SIMULAÇÃO – Durante o exercício, um caminhão que transportava etanol colidiu com a traseira de um micro-ônibus que havia apresentado pane mecânica. Com o impacto, o veículo de carga tombou, provocando o derramamento da substância inflamável na pista. Em seguida, um carro de passeio também se chocou com o micro-ônibus. Ao todo, foram registradas 11 vítimas, sendo uma fatal, duas em estado grave, três com ferimentos leves e cinco ilesas.

Artigos relacionados

Videomonitoramento auxilia GCM de São Bernardo a prender dupla por tentativa de furto na UBS Vila São Pedro

Ação rápida da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo resultou, nesta...

Em São Bernardo, Operação Dorme Bem vistoria dez estabelecimentos e garante sossego no Areião

Ação efetiva da Guarda Municipal, com apoio da especializada Romu, somou outros...

Competição de cheerleanding nos Jogos Escolares de São Bernardo lota o Ginásio do Baetão

Tradicional espaço esportivo da cidade recebeu aproximadamente 1,3 mil pessoas; disputa reúne...

Romu de São Bernardo realiza treinamento prático sobre manuseio de armas e fundamentos de tiro

Seguindo o processo de capacitação do efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal)...