Últimas notícias

Fhoresp aposta em retomada após crise do metanol e propõe dez ações para mitigar adulteração de bebidas


Núcleo de Pesquisa e Estatística da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo aponta, entre as medidas, a criação de um Observatório Nacional do Mercado de Bebidas; após ápice de casos de intoxicação, reaquecimento do setor deve ser percebido dentro das próximas semanas

A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) divulgou, nesta quinta-feira (22/10), análise sobre a crise no segmento em razão da adulteração de bebidas alcoólicas por adição de metanol. Via nota técnica, a entidade também propõe dez ações para cercar os criminosos, entre elas a criação do Observatório Nacional do Mercado de Bebidas. Com a investigação por parte das autoridades fiscalizadoras e da Polícia Civil, especialmente em São Paulo, a entidade aposta na retomada do movimento nos estabelecimentos já dentro das próximas semanas.

O setor de Alojamento e de Alimentação Fora do Lar, que abarca bares e restaurantes – os mais afetados, no último mês, com a crise do metanol -, responde por significativa fatia da Economia brasileira. Segundo o Núcleo de Pesquisa e Estatística da Fhoresp, que tem à frente o economista Luis Carlos Burbano, a projeção de faturamento para este ano neste segmento no Brasil, mesmo com ligeira queda de fluxo em razão dos casos de intoxicação, está na casa dos R$ 668 bilhões – com crescimento de 7,1% no comparativo com 2024.

De acordo com Edson Pinto, diretor-executivo da Federação, entidade que representa mais de 500 mil estabelecimentos paulistas e 20 sindicatos patronais, a cooperação entre o setor e o governo paulista, por meio de fiscalização incisiva e regras mais rígidas, deve gerar mudança positiva no comércio e na circulação de bebidas:

“Desde o primeiro momento, a Fhoresp se colocou à disposição do Estado e do mercado e apresentou caminhos para combater as ilegalidades. Não de hoje, sabemos da gravidade e das consequências deste tipo de contaminação, sendo o nosso setor o maior interessado em chegar a uma solução. Na verdade, a adição de metanol é a parte mais visível de um problema estrutural grave. O Brasil tem muito a avançar no controle de bebidas”, reflete Edson.

Observatório Nacional do Mercado de Bebidas
Entre as dez propostas elencadas na nota técnica da Federação para coibir as ilegalidades, tanto de destilados como de fermentados, está a criação do Observatório Nacional do Mercado de Bebidas. O gerenciamento do órgão seria feito pela própria Fhoresp, em conjunto com a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) e o Ministério do Meio Ambiente e Pecurária, e em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e universidades. O objetivo é o acompanhamento pari passu dos indicadores econômicos e sanitários do segmento.

A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares paulista também sugere a instituição de um Sistema Nacional de Rastreabilidade e Controle de Bebidas; e a implementação de logística reversa das garrafas (para que os vasilhames vazios não sejam reutilizados na rede de pirataria (https://fhoresp.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Nota-Tecnica-Crise-do-Metanol-Outubro-2025.pdf).

Retomada
Os casos envolvendo a adulteração de bebidas impactaram o movimento em bares e casas noturnas em cerca de 26%, entre o fim de setembro e o início de outubro, só no estado de São Paulo. Para a Fhoresp, com o avanço das investigações da Polícia Civil e a desarticulação de esquemas de distribuição de alcoólicos adulterados, o consumidor deve retomar a confiança:

“O setor sentiu essa queda. O que é natural. Afinal, as pessoas ficaram com medo de ingerir algo contaminado. Logo, houve quem não foi ao bar ou ao restaurante e, também, teve quem foi, mas trocou o destilado por outro tipo de bebida. De qualquer maneira, a segurança do cliente está voltando. As próximas semanas devem ser melhores em faturamento e já um aquecimento para o verão e o fim do ano, quando há maior incidência de confraternizações”, aposta Edson Pinto.





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

Foragido por envolvimento em roubo milionário de botox em Guarulhos é preso pela PM

A Polícia Militar prendeu, na quarta-feira (22), um homem que estava foragido...

PM atua rapidamente e detém envolvido em tentativa de homicídio 

Na tarde desta quarta-feira (22), policiais militares do 27º Batalhão de Polícia...

Educação inclusiva: PL sobre autismo avança no Congresso e destaca a formação de professores com base científica

Luciana Brites, Mestre e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento A Comissão de...