Diadema

Sistema Fast Track estará em toda rede 24 horas de Diadema

Novo fluxo de pacientes, que teve início na UPA Centro, vai diminuir o tempo de espera para casos mais leves; previsão é que os quatro serviços da rede da urgência contarão com o sistema até o final do ano

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro de Diadema passa a contar com um novo sistema de fluxo de pacientes: o Fast Track, cuja estratégia de atendimento mais rápido para casos leves e de baixa complexidade, com consultório e sala de medicação acoplada. Com isso, é possível otimizar o fluxo, diminuir o tempo de espera e liberar os recursos da Unidade de Saúde, bem como equipe técnica, para casos mais graves e/ou complexos.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, em visita à Unidade, nesta sexta-feira (31/10). Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nascimento, seu adjunto Gustavo Tomaz, e representantes da Câmara Legislativa de Diadema, o prefeito visitou as instalações e conversou com pessoas que passavam em atendimento e seus acompanhantes.

“O Fast Track representa uma modernização importante no atendimento de urgência e emergência em Diadema. Mais do que acelerar o processo, o objetivo é organizar o fluxo, garantir acolhimento qualificado e direcionar cada paciente para o atendimento mais adequado. Com essa mudança, estamos melhorando a gestão dentro das unidades e oferecendo um serviço mais ágil e humanizado à população”, declarou Taka.

Como funciona
Após retirar a senha, o paciente é direcionado para o setor da Classificação de Risco. De acordo com os sintomas apresentados é classificado por cores de acordo com protocolo de Manchester, ou seja, vermelho para emergência e atendimento imediato; amarelo sendo urgente; e verde e azul, considerados mais simples como dores de cabeça ou garganta e que podem aguardar um pouco mais para o atendimento.

Agora, para aproximadamente 80% dos casos considerados leves, esse fluxo vai proporcionar um atendimento mais rápido e, assim, maior celeridade na fila, direcionando o paciente a um consultório médico próprio para esta modalidade de atendimento. Ele é avaliado, medicado e reavaliado novamente antes da alta médica.

De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Carlos do Nascimento, “a proposta tem a meta de diminuição do tempo de espera em 80% dos casos, variando de acordo com a sazonalidade”, explicou.

Rede
A previsão é que o sistema seja estendido a todos os serviços 24 horas de urgência e emergência da rede como Unidades de Pronto Atendimento e Hospital Municipal.

O Pronto Atendimento Paineiras, que está em reforma e ampliação para UPA, também passará a contar com o sistema após a entrega do novo serviço, previsto para dezembro deste ano.

Serviço:
Hospital Municipal Diadema. Avenida Piraporinha, 1.682 – Piraporinha.
Pronto Atendimento – Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Eldorado.
Pronto Atendimento – Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro. Rua Tiradentes, 100 (ao lado do Quarteirão da Saúde) – Centro.



Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Próximo fim de semana terá 1º Festival Oriental em Diadema

Dias 1 e 2 de novembro, o Rua da Gente será espaço...

Parque Ecológico do Eldorado vai ganhar nova base da GCM de Diadema

Parque Ecológico do Eldorado vai ganhar nova base da GCM de Diadema...

Bicho Preguiça é resgatado pela Guarda Ambiental de Diadema

A Guarda Ambiental de Diadema resgatou uma bicho preguiça vista através das...

Fã de carteirinha do trabalho da Guarda Municipal de Diadema

O presente de Cauã No dia do seu aniversário, o menino Cauã...