São Caetano

São Caetano é sede do lançamento do núcleo PEIEX e reforça vocação para o desenvolvimento e inovação

São Caetano do Sul deu mais um passo importante na promoção do desenvolvimento econômico e no fortalecimento do ambiente de negócios da região. Nesta sexta-feira (31/10), a cidade sediou o lançamento do novo núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) do ABC Paulista e Baixada Santista, iniciativa que irá preparar micro, pequenas e médias empresas para atuar no mercado internacional.

A cerimônia foi realizada no auditório do SENAI São Caetano e contou com a presença do prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, além de representantes da ApexBrasil, Sebrae e lideranças regionais.

O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, destacou a relevância do programa para ampliar as oportunidades de negócios e a competitividade da região. “São Caetano tem vocação para inovação e empreendedorismo. Com o PEIEX, fortalecemos nossa capacidade de inserir ainda mais empresas da cidade e do ABC no cenário global, gerando emprego, renda e desenvolvimento. Estamos criando condições para que nossas empresas tenham suporte técnico e estratégico para crescer e conquistar novos mercados”, afirmou Tite.

Atualmente, São Caetano já demonstra forte desempenho no comércio exterior, em que entre janeiro e setembro, o município movimentou 583,3 milhões de dólares em exportações, comprovando sua capacidade produtiva e potencial internacional.

O PEIEX, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Sebrae e a Faculdade Sebrae, oferece capacitação e consultoria especializada para empresas que desejam iniciar ou expandir suas exportações. A meta estadual é qualificar até 2.425 empresas até 2027, com investimento de R$ 21 milhões, o maior já direcionado ao programa em São Paulo. Os setores prioritários incluem alimentos e bebidas, moda, móveis, máquinas e equipamentos e tecnologia da informação.

O lançamento do núcleo em São Caetano reafirma a cidade como referência em desenvolvimento econômico, inovação e políticas públicas voltadas ao empreendedorismo e à qualificação empresarial.

Artigos relacionados

Canil da GCM de São Caetano recebe reforço de dois novos pastores Belga Mallinois

O Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul...

Casal é preso pela GCM de São Caetano após furto em farmácia no Bairro Santo Antônio

Um casal com extensa ficha criminal foi preso pela GCM (Guarda Civil...

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante economia aos cofres públicos

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante...

GCM apreende adolescente por ato infracional de furto de celular no Bairro Santo Antônio

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano apreendeu, na noite desta...