Programa Creche 100% avança com chamamento público, horários estendidos e adequação de espaços, que criam mais vagas na rede municipal; inscrições para o 
próximo semestre vão até o dia 14 de novembro
O prefeito Taka Yamauchi anunciou, nesta segunda (3/11), a conquista de uma das metas mais importantes de sua gestão: zerar a fila de espera por vagas em creche. Todas as crianças que aguardavam matrícula na rede municipal já estão sendo inscritas para 2026, garantindo o direito à educação desde a primeira infância.
“É um dia histórico para Diadema, que marca o cumprimento de mais uma meta sendo realizada ainda no primeiro ano de gestão e que é resultado de muito trabalho. Conseguimos zerar a fila de espera das creches, e a partir do ano que vem não faltará vaga para nenhuma criança. As famílias já estão sendo convocadas para realizar as inscrições até dia 14 de novembro e todas serão atendidas. Em 2026, vamos ofertar 4 mil novas matrículas e serão inauguradas novas creches, em locais a serem definidos de acordo com a demanda e estudos realizados pela Secretaria de Educação.”
Para atendimento da demanda em 2026, serão ofertadas mais vagas por meio de chamamento público para Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O objetivo do chamamento é classificar as entidades para atender à demanda conforme a ordem da lista de espera e a região da cidade. Entre essas entidades, duas delas terão a obrigatoriedade de operar com horário estendido (das 7h às 19h), sendo uma na região do Eldorado/Inamar, e uma no Serraria/Conceição/Centro. As vagas ofertadas serão distribuídas da seguinte forma: 45% para berçário, 35% para minigrupo e 20% para maternal.
O compromisso de zerar a lista de espera das creches foi assumido pelo prefeito logo no início do mandato, em janeiro, e a promessa está prestes a se concretizar, garantindo que todas as crianças tenham acesso à creche com alimentação, cuidado e educação de qualidade. “Estamos zerando a fila graças a um trabalho de reorganização, novos chamamentos e horários estendidos para que as famílias possam ter tempo e condições de trabalhar e as crianças tenham o atendimento que merecem, um futuro melhor e uma educação de ponta”, declarou o prefeito.
As inscrições podem ser feitas em qualquer unidade até o próximo dia 14 de novembro, e o acompanhamento é pelo portal da Educação.
Relação das escolas:
https://portaleducacao.diadema.sp.gov.br/escolas/ 
Lista pública:
https://listapublica.diadema.sp.gov.br/
Com a inauguração de quatro novas creches na cidade em apenas nove meses, foram abertas 360 novas vagas até setembro. Atualmente, Diadema tem 8.265 crianças matriculadas em suas 57 creches (20 da rede direta e 37 da conveniada). Com as medidas adotadas, aliadas à reestruturação de espaços, parcerias com instituições conveniadas, revisão de zoneamento escolar para otimização da oferta, ampliação dos horários de atendimento e aumento de 10% no valor do repasse para as creches conveniadas, a meta do Programa Creche 100% de zerar a fila está muito perto de ser atingida.
*Criança é prioridade*
Recentemente, a Secretaria de Educação de Diadema aderiu ao Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade da Educação Infantil (CONAQUEI), iniciativa que tem como objetivo fortalecer a qualidade e a equidade na oferta da Educação Infantil em todo o país, e que contribui para o fortalecimento das políticas locais, planejamento da expansão da Educação Infantil com base em critérios de equidade territorial e social e elaboração de diagnósticos, planos plurianuais e ações colaborativas. 
Saiba mais: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnei/conaquei
Em agosto, aderiu também à Urban95, iniciativa que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles nas cidades. “A adesão a esses programas está em linha com a nossa visão de que a Educação Infantil e o desenvolvimento integral das crianças é prioridade absoluta em nossa cidade, por isso trabalhamos para ampliar a oferta, qualidade e equidade”, conclui Felipe Sigollo, secretário de Educação de Diadema. 
Saiba mais: https://urban95.org.br/
A Secretaria de Educação aderiu também ao Programa de Apoio à Manutenção da Educação Infantil do Ministério da Educação https://www.gov.br/mec/pt-br/pnei/programa-de-apoio-a-manutencao-da-educacao-infantil
Mais
Confira na íntegra o Plano Municipal pela Primeira Infância, que está em implantação em Diadema: https://portaleducacao.diadema.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/PMPI_Diadema_2023.pdf 
E os dados de Diadema no Portal Primeira Infância Primeiro, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal: https://primeirainfanciaprimeiro.fmcsv.org.br/municipios/diadema-sp/





                                        
                                        




