Últimas notícias

Parceria entre Braskem e ComBio impulsiona competitividade e descarbonização com projeto de eletrificação em Paulínia


Nova caldeira elétrica movida a energia renovável reduz custos e avança na estratégia de descarbonização da Braskem

A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico, anuncia um projeto em sua unidade industrial de Paulínia (SP) voltado para ampliar a competitividade e reduzir custos operacionais. Desenvolvida em parceria com a ComBio, empresa brasileira de fornecimento de energia térmica renovável para a indústria a partir de biomassa e energia elétrica renovável, a iniciativa prevê a instalação de uma caldeira alimentada por energia elétrica renovável, que substituirá parte do vapor consumido pela unidade, atualmente produzido por meio de combustíveis fósseis – uma solução mais renovável, eficiente e economicamente vantajosa.

Com capacidade de 12 t/h de produção de vapor, o projeto representa um avanço tecnológico relevante para o setor petroquímico. A mudança permitirá reduzir o consumo de fontes fósseis de maior custo, trazendo maior previsibilidade e mais competitividade, além de reduzir cerca de 65% das emissões de CO₂ e – escopos 1 e 2 – da unidade PP 3 PLN, contribuindo para a meta da Braskem de reduzir em 15% suas emissões de carbono até 2030.

Segundo Gustavo Checcucci, Diretor de Energia e Descarbonização Industrial, a iniciativa reflete a visão estratégica da companhia: “Este projeto representa mais um importante passo para aumentar a eficiência e reduzir os custos em nossas operações, ao mesmo tempo em que avançamos na construção de um modelo produtivo mais sustentável. Com ele, reafirmamos nosso compromisso de avançar com a transição para uma indústria de baixo carbono, ao mesmo tempo em que impulsionamos ganhos de produtividade e competitividade em nossas operações.”

A parceria com a ComBio foi estruturada em um contrato de 15 anos, que contempla aquisição, implantação e manutenção dos ativos. A Braskem será responsável pela operação, enquanto a ComBio atuará como parceira técnica e comercial para garantir a performance dos equipamentos. O projeto marca a estreia da empresa no setor petroquímico, em parceria com a líder de mercado na produção de biopolímeros em escala industrial.

O feito também consolida a implementação da primeira caldeira elétrica da história da ComBio e uma das primeiras no Brasil desde a última onda de caldeiras elétricas, que foi nos anos 80. “Essa parceria com a Braskem reforça nosso propósito de viabilizar soluções que unem sustentabilidade, competitividade e segurança energética para a indústria, seja com energia elétrica renovável, seja com biomassa. Ao implementar nossa primeira caldeira elétrica em um cliente do porte da Braskem, mostramos que é possível reduzir custos e emissões ao mesmo tempo, acelerando a transição energética no setor químico e petroquímico brasileiro”, afirma Gustavo Marchezin, diretor comercial da ComBio.

Atualmente em fase de licenciamento e implantação, a caldeira tem previsão de início de operação no segundo semestre de 2026. A iniciativa reforça o posicionamento da Braskem como agente ativo na construção de uma indústria de baixo carbono, ao mesmo tempo em que representa um passo estratégico para a ComBio, que amplia sua atuação para o setor petroquímico e consolida sua referência em inovação e soluções de energia térmica renovável para a indústria brasileira.





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

Com ajuda de denúncia, PM fecha desmanche clandestino na zona oeste de SP

A Polícia Militar fechou um local utilizado como desmanche clandestino de veículos...

Diva’s Spa chega a Santo André com conceito de festa hiperpersonalizada

Pesquisas apontam que consumidor busca nostalgia e experiências únicas Santo André ganha...

ENEM 2025: a era da IA na educação dos jovens

  O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano representa muito...