Evento no Ginásio Poliesportivo reuniu em torno de 3.000 pessoas nas apresentações realizadas ao longo deste sábado (15/11); várias cidades do Estado participam do torneio, que acaba neste domingo
O Ginásio Poliesportivo de São Bernardo, na Avenida Kennedy, se transformou no principal palco da ginástica rítmica do País neste fim de semana, com a realização da segunda fase do Torneio GR Brasil 2025, que ocorre na cidade pela quinta vez. A abertura do evento foi realizada neste sábado (15/11) e reuniu em torno de 3.000 pessoas ao longo de todo o dia, entre espectadores, técnicos, equipes de apoio e ginastas de 5 a 17 anos. O mesmo número é estimado para este domingo (16/11), dia de encerramento do torneio. Somados os dois dias, o torneio terá a presença de 2.500 ginastas, 1.250 em cada um.
São Bernardo teve o maior número de inscritas nas apresentações deste sábado, com 398 meninas que participam do programa de formação de GR da Secretaria de Esportes e Lazer, competindo em todos os níveis. Além de São Bernardo, outras cidades da Grande São Paulo, como São Caetano, Diadema e Mauá marcaram presença. O interior do Estado foi representado por Sorocaba, Campinas e Ribeirão Preto, entre outros municípios.
MASSIFICAÇÃO DA MODALIDADE – Organizado por meio de parceria da Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo com a GR Brasil, o torneio tem como objetivo a massificação da modalidade, de modo que as crianças possam evoluir na Ginástica Rítmica. Não por acaso, é um torneio de séries obrigatórias, nas quais as crianças passam por todos os aparelhos, iniciando pelas provas de mãos livres, avançando para bola, corda, arco, fita e maças.
“A meta é evoluir a cada campeonato, passando por uma avaliação, feita por árbitros, com notas que permitem acesso ao próximo nível”, explica o supervisor de ginástica rítmica da Secretaria de Esportes do município, Fernando da Fonseca Veiga.
“É uma alegria receber em São Bernardo mais uma edição do Torneio GR Brasil, um dos maiores eventos de ginástica rítmica do País. Nesta edição, teremos 2,2 mil ginastas, mas quero destacar com muito orgulho a participação de São Bernardo, que tem a maior delegação desta edição, com 398 crianças e adolescentes. Isso mostra a força da formação esportiva que estamos promovendo, e o quanto nossas crianças e jovens têm se dedicado à modalidade” disse o prefeito Marcelo Lima, que esteve no ginásio, conversou, tirou fotos com ginastas e entregou medalhas.
“E o esporte de São Bernardo voltará a figurar entre os mais fortes do Brasil, pois depois de oito anos teremos a Caixa novamente com a gente, e nossa arena esportiva voltará a ser Arena Caixa”, comentou o chefe do Executivo, ao lado do secretário de Esportes e Lazer, Fran Silva, para quem o torneio valoriza o esforço, o aprendizado e o espírito esportivo. Além disso, destacou que todas as participantes recebem medalhas, por se tratar de um evento de massificação da modalidade, e falou sobre o papel do Poliesportivo.
“O Ginásio Poliesportivo volta a ser, definitivamente, um local onde o esporte pulsa na nossa cidade. Volta a ser referência como a casa de todas as modalidades. Em 2025, conseguimos trazer de volta à cidade importantes eventos e, mais do que isso, recuperamos nosso protagonismo no mundo esportivo. Que será ainda maior a partir de 2026, com a Caixa ao nosso lado”, concluiu Fran Silva.












