Ribeirão Pires

Atletas de Ribeirão Pires participam do Fórum Nacional de Atletas Paralímpicos 2025

Representantes do ParaTaekwondo destacam vivência, aprendizados e acolhimento no evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

O atleta de ParaTaekwondo, Fernando Ripoli, competidor da classe P23 (destinada a atletas com Transtorno do Espectro Autista) e a professora Sheila Alves Ripoli, faixa preta 2º Dan Internacional representaram Ribeirão Pires no Fórum Nacional de Atletas Paralímpicos 2025, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A participação marcou um momento especial na trajetória esportiva da dupla, que descreveu a experiência como uma conquista histórica.

Durante quatro dias, os atletas participaram de palestras, vivências e atividades de formação esportiva, ao lado de alguns dos principais nomes do paradesporto brasileiro. Segundo Fernando Ripoli, a oportunidade foi comparável a uma medalha. “Mais do que uma conquista esportiva, foi um marco pessoal e profissional. Essa experiência reforça nossa missão no desenvolvimento do Paradesporto e na representatividade brasileira”, afirmou.

Os atletas ressaltam que, desde a chegada à hospedagem, foram recebidos com extrema atenção e respeito por parte da equipe do Comitê Paralímpico Brasileiro. O acolhimento, segundo eles, foi um dos pontos altos do evento. “Fomos tratados como verdadeiros atletas paralímpicos, como membros da família CPB. Esse cuidado e carinho foram o maior presente desses cinco anos representando Ribeirão Pires no Taekwondo”, destacou Sheila Ripoli.

Ao longo do encontro, os representantes de Ribeirão Pires dividiram espaço com atletas de renome nacional e internacional, exemplos de superação e excelência esportiva. Para Sheila e Fernando, conviver com atletas de diferentes regiões e modalidades foi um aprendizado valioso: “Mesmo estando no início da nossa trajetória no esporte paralímpico, fomos tratados como campeões”, recordam.

A programação contou com palestras e workshops para a formação e estruturação da carreira dos atletas paralímpicos. Entre os conteúdos abordados estavam temas como comunicação, representatividade, elaboração de projetos, políticas de incentivo e o cenário nacional de equipes e bolsas esportivas. Entre os palestrantes estiveram Paulo Losinskas, Hudson Pereira, João Batista Carvalho e Daniel Romanello, nomes reconhecidos na gestão esportiva e no movimento paralímpico.

Ao final do evento, os atletas registraram agradecimentos especiais a Simone Camargo e a toda equipe organizadora do CPB. “Cada pessoa envolvida contribuiu para tornar essa experiência inesquecível. Que Deus abençoe todos que dedicam seu trabalho ao esporte paralímpico brasileiro”, declarou Fernando.

Artigos relacionados

Prefeitura de Ribeirão Pires anuncia nova Vila do Doce e lança programação do Natal Mágico 2025

Prefeito Guto Volpi anunciou em primeira mão o projeto de reestruturação da...

Guto Volpi apresenta modelo pioneiro de Ribeirão Pires em Fórum Internacional da 3ª Expo Cannabis Brasil

Na maior feira de cannabis da América Latina, o prefeito de Ribeirão...

Comida de Rua estreia com grande público e movimenta Centro de Ribeirão Pires

Primeira edição do evento gastronômico na Avenida Fortuna reuniu food trucks, música...

GCM de Ribeirão Pires age rápido e detém três homens em tentativa de homicídio

A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires deteve três homens envolvidos em...