São Caetano

Prefeitura de São Caetano gradua cerca de 800 alunos de jiu-jítsu na presença de mais de 1.200 pessoas

A Prefeitura de São Caetano Sul, por meio da SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude), realizou uma verdadeira festa na manhã de sábado (22/11), no CTE (Centro de Treinamento Esportivo) Mario Chekin, durante a graduação de 794 alunos do jiu-jítsu.

No entanto, entre alunos graduandos, amigos e familiares, mais de 2 mil pessoas estiveram presentes ao evento, comandado pelo coordenador de jiu-jítsu da SELJ, Marcelo Giunchetti.

Todos os graduandos são do PEC (Programa Esportivo Comunitário) e moradores de São Caetano. Por ano, normalmente, o jiu-jítsu realiza duas graduações de faixas: uma em cada semestre, mas no primeiro semestre de 2025 não houve graduação.

“A avaliação dos alunos foi excelente, com aprovação geral e satisfação tanto de alunos quanto de amigos e familiares. Aliás, alunos e familiares puderam entrar no tatame, todo mundo tirando fotos e eternizando aquele momento. Realmente, foi muito bom, épico”, ressaltou o coordenador de jiu-jítsu, Marcelo Giunchetti.

JIU-JÍTSU EM SÃO CAETANO
O projeto Jiu-Jítsu para todos teve início em novembro de 2015, com o então 5º grau de faixa preta Marcelo Giunchetti, com mais três pessoas e o mesmo propósito: aprender defesa pessoal. Após três meses, as aulas passaram a ser ministradas numa sala da própria residência, com a participação de três alunos e seu filho.

Com um ano de existência, o projeto já tinha oito alunos, o que evidenciou a necessidade de um espaço mais amplo, em virtude do crescimento constante. Giunchetti foi apresentado à secretária de Esportes da época, que viabilizou um espaço no CEE Erasmo Batissaco, em 2017. Em 2019, o projeto já reunia cerca de 80 alunos, quando foi incorporado ao PEC, o que possibilitou apoio total às atividades e à ampliação do atendimento à comunidade.

Hoje, no ano em que o jiu-jítsu completa 10 anos em São Caetano, o projeto conta com mais de 600 alunos no CTE Mario Chekin e aproximadamente 300 alunos distribuídos em três igrejas de São Caetano e um espaço na Avenida Goiás, consolidando-se como uma referência regional em inclusão e formação esportiva.

Artigos relacionados

Prefeitura de São Caetano, por meio do Programa Drenar, amplia em 640 metros a rede de drenagem na Rua Ceará

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do Programa Drenar...

GCM de São Caetano recupera veículo com emplacamento adulterado, furtado na capital, e apreende adolescente

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul, por meio...

Prefeitura de São Caetano recebe auditor do TCE para supervisionar contratos de locação de computadores

Prefeitura de São Caetano recebe auditor do TCE para supervisionar contratos de...