A Prefeitura de São Caetano Sul, por meio da SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude), realizou uma verdadeira festa na manhã de sábado (22/11), no CTE (Centro de Treinamento Esportivo) Mario Chekin, durante a graduação de 794 alunos do jiu-jítsu.
No entanto, entre alunos graduandos, amigos e familiares, mais de 2 mil pessoas estiveram presentes ao evento, comandado pelo coordenador de jiu-jítsu da SELJ, Marcelo Giunchetti.
Todos os graduandos são do PEC (Programa Esportivo Comunitário) e moradores de São Caetano. Por ano, normalmente, o jiu-jítsu realiza duas graduações de faixas: uma em cada semestre, mas no primeiro semestre de 2025 não houve graduação.
“A avaliação dos alunos foi excelente, com aprovação geral e satisfação tanto de alunos quanto de amigos e familiares. Aliás, alunos e familiares puderam entrar no tatame, todo mundo tirando fotos e eternizando aquele momento. Realmente, foi muito bom, épico”, ressaltou o coordenador de jiu-jítsu, Marcelo Giunchetti.
JIU-JÍTSU EM SÃO CAETANO
O projeto Jiu-Jítsu para todos teve início em novembro de 2015, com o então 5º grau de faixa preta Marcelo Giunchetti, com mais três pessoas e o mesmo propósito: aprender defesa pessoal. Após três meses, as aulas passaram a ser ministradas numa sala da própria residência, com a participação de três alunos e seu filho.
Com um ano de existência, o projeto já tinha oito alunos, o que evidenciou a necessidade de um espaço mais amplo, em virtude do crescimento constante. Giunchetti foi apresentado à secretária de Esportes da época, que viabilizou um espaço no CEE Erasmo Batissaco, em 2017. Em 2019, o projeto já reunia cerca de 80 alunos, quando foi incorporado ao PEC, o que possibilitou apoio total às atividades e à ampliação do atendimento à comunidade.
Hoje, no ano em que o jiu-jítsu completa 10 anos em São Caetano, o projeto conta com mais de 600 alunos no CTE Mario Chekin e aproximadamente 300 alunos distribuídos em três igrejas de São Caetano e um espaço na Avenida Goiás, consolidando-se como uma referência regional em inclusão e formação esportiva.












