Juntos, locais já somavam 19 multas; ação visa coibir problemas relacionados ao excesso de barulho e garantir sossego da população
Equipes da Prefeitura de Santo André realizaram na manhã desta terça-feira (25) mais uma ação da Operação Sono Tranquilo, iniciativa integrada entre Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, por meio do Dcurb (Departamento de Controle Urbano), Secretaria de Segurança Cidadã, além do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), para coibir problemas relacionados ao excesso de barulho e garantir o sossego da população. Durante a fiscalização, dois estabelecimentos comerciais acabaram interditados.
Os dois locais lacrados têm histórico de reclamações e advertências. Um deles, na Rua Coronel Seabra, soma dez multas, enquanto o segundo, na Avenida Bom Pastor, já havia recebido nove multas.
“Ambos os locais já tiveram diversas chances, foram advertidos, orientados, multados e não se adequaram à legislação, ao regramento, e aí hoje o pessoal, de maneira integrada, foi aos locais e promoveu a interdição dos estabelecimentos”, explicou o secretário adjunto de Segurança Cidadã, Carlos Secco, que participou da ação.
A Operação Sono Tranquilo é realizada desde 2017 para combater som alto e outros delitos que perturbam o sossego da população. Algumas das operações também contam com o apoio das polícias Civil e Militar.
As equipes da Prefeitura de Santo André têm intensificado a fiscalização nos comércios andreenses para fazer cumprir a legislação municipal. O Semasa é o órgão responsável pela fiscalização de problemas relacionados ao ruído excessivo em estabelecimentos comerciais, templos religiosos, obras e escolas de samba.
Munícipes que são afetados por barulho excessivo em bares, igrejas e escolas de samba podem abrir reclamação no site do Semasa, em http://www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario/. Também é possível realizar o procedimento pela Central de Atendimento Telefônico, nos números 0800-4848115 ou 4433-9300, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
A recomendação é de que a denúncia, feita de forma sigilosa, ocorra no momento em que acontece o problema.












