Intervenções foram iniciadas pela UBS Paranavaí; nesta quarta (3), obras avançam para a UBS Flórida
A Prefeitura de Mauá retomou nesta segunda-feira (1) série de revitalizações em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. A primeira contemplada foi a unidade Paranavaí, que recebeu as equipes responsáveis por serviços de pintura, reparos hidráulicos para eliminação de vazamentos e readequações internas destinadas a melhorar fluxos e ampliar a funcionalidade dos espaços.
Nesta quarta-feira (3), as obras avançam para a UBS Flórida. A programação integra cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, que prevê intervenções graduais das unidades ao longo dos próximos meses, priorizando estruturas com maior necessidade de manutenção.
Atualmente, Mauá conta com 23 unidades básicas de saúde. Elas são a porta de entrada principal para serviços como consultas médicas, vacinação, acompanhamento pré-natal, saúde da criança, programas de doenças crônicas e assistência farmacêutica. A modernização desses equipamentos tem como objetivo garantir mais conforto, segurança e qualidade no atendimento diário a milhares de moradores.
Para evitar prejuízos à população, a Secretaria reforça que as equipes das unidades estão reorganizando agendas e serviços segundo o andamento da revitalização. Os atendimentos, contudo, seguirão normalmente, ainda que com eventuais ajustes de circulação interna, garantindo que nenhum morador fique sem assistência.
Secretária municipal de Saúde, Eliene de Paula Pinto destaca que as melhorias fazem parte de estratégia mais ampla de fortalecimento da Atenção Primária. “As UBSs são fundamentais para a saúde pública e para o cuidado próximo às famílias. Estamos promovendo melhorias que vão refletir diretamente na qualidade do atendimento.”
No primeiro mandato do prefeito Marcelo Oliveira, cinco UBSs foram revitalizadas: Macuco, Kennedy, Zaíra 1, Carlina e Magini. Além disso, a UBS Santista passou por reforma e adequação, assim como a UBS Parque São Vicente, que foi ampliada. E o destaque ficou com a UBS São João, que foi reconstruída e virou modelo.
Na atual gestão, o cronograma prevê em parceria com o governo federal obras, inicialmente, em mais dez unidades básicas de saúde: Paranavaí, Flórida, Santa Lídia, Oratório, Zaira 2, Zaíra 3, Vila Assis, Parque das Américas, Jardim Mauá e Primavera. E o governo municipal já anunciou a construção da 24º UBS do município, no Jardim Elizabeth.










