Município, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, enfatizou potencial de transformação ambiental que a iniciativa promove ao trocar recicláveis por alimentos
Santo André recebeu nesta terça-feira (2) representantes da Prefeitura de Cotia para mostrar na prática como ocorre o programa Moeda Verde. O município, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, pretende replicar a iniciativa andreense, que incentiva a adesão à coleta seletiva e o consumo de alimentos saudáveis ao trocar resíduos recicláveis por frutas, legumes e verduras.
A comitiva de Cotia também esteve no Banco de Alimentos, que fornece parte dos hortifrútis destinados ao Moeda Verde, e que está sob responsabilidade do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Jessica Roberta.
“Programas como o Moeda Verde e o Banco de Alimentos mostram como é possível cuidar das pessoas e do meio ambiente de forma integrada”, comentou Jessica Roberta. “Ao trocar recicláveis por alimentos garantimos segurança alimentar, incentivamos hábitos sustentáveis e fortalecemos famílias e comunidades. É uma alegria ver Santo André inspirar outras cidades com essa política tão transformadora”, afirmou a presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Desde 2017, quando ocorreu a primeira troca do Moeda Verde, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) já recebeu mais de 2,1 mil toneladas de resíduos, distribuindo mais de 430 toneladas de frutas, legumes e verduras. A principal política pública socioambiental do município atende 33 núcleos, o que corresponde a quase 70% das comunidades periféricas que possuem renda de até meio salário mínimo.
“O Moeda Verde é um programa com baixo custo de implantação e alto potencial de efetividade, que traz soluções para estimular o descarte correto de resíduos em comunidades periféricas, ampliar a segurança alimentar e nutricional, aumentar a reciclagem e a preservação dos territórios, deixando-os mais limpos”, explica o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Santo André, Edinilson Ferreira dos Santos.
A presidente do Fundo Social de Cotia, Gleides Sodré, explicou que a cidade quis visitar a iniciativa com o objetivo de promover transformações ambientais. “Estamos aqui hoje para conhecer um programa que traz resultados para a população, e a gente vem pra aprender e levar toda a expertise de vocês”, disse.
O programa Moeda Verde já eliminou cinco pontos de descarte irregular de resíduos na cidade, transformando-os em estacionamentos, praças e áreas verdes, o que promoveu economia de 80% de recursos públicos que eram utilizados para a execução de serviços de limpeza.
Outras importantes conquistas do programa é que ele amplia a geração de trabalho e renda de agricultores urbanos e de munícipes que atuam nas duas cooperativas de reciclagem de Santo André, além de aumentar a vida útil do Aterro Sanitário Municipal.











