Últimas notícias

Gestão Paulo Serra tem contas aprovadas pelo TCE-SP pelo 7° ano consecutivo


 

 

Órgão deu parecer favorável ao exercício do mandato de 2023 do ex-prefeito de Santo André-SP; decisão destaca equilíbrio financeiro e condução responsável no cumprimento das obrigações orçamentárias, incluindo a aplicação legal de recursos na Educação e na Saúde

 

A gestão do ex-prefeito de Santo André-SP Paulo Serra (PSDB) obteve parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) pelo sétimo ano consecutivo. Em decisão proferida pelo conselheiro Maxwell Borges, o tucano teve as contas do exercício de 2023 aprovadas, sem qualquer tipo de ressalva.

 

A decisão do TCE-SP foi tomada após análise minuciosa das contas públicas do Poder Executivo andreense. Na avaliação, ficou atestada regularidade e transparência na gestão dos recursos no ano de 2023.

 

No acórdão, Borges reconhece que Serra obedeceu, no período, aspectos legais e constitucionais e que apresentou equilíbrio financeiro e condução austera face às obrigações orçamentárias, não descuidando da aplicação correta dos recursos, superando os 25% da Educação e os 15% da Saúde, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

A eficiência do exercício de 2023 ficou também comprovada, no TCE, por meio da evolução do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) – parâmetro que apura se os recursos públicos estão sendo bem aplicados no decorrer do mandato.

 

De acordo com o Tribunal de Contas, a Prefeitura de Santo André elevou quatro de um total de sete indicadores. A Educação evoluiu de “C” para “B”, enquanto a Saúde passou de “C” para “C+”, e o Meio Ambiente, de “B” para “B+”. Além disso, quatro itens (Educação, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Tecnologia) alcançaram as notas “B” ou “B+”, com políticas públicas consideradas “efetivas” ou “muito efetivas”:

 

“A gestão Paulo Serra (PSDB) caminhou para o aprimoramento de suas políticas e para ações que visam expandir e melhorar a qualidade do atendimento prestado à população”, pontuou, em despacho, o relator do TCE-SP.

 

Este é o penúltimo julgamento favorável no qual o tucano é submetido pelo Tribunal de Contas ao longo de dois mandatos consecutivos (2017/2020 – 2021/2024), sendo que, até o momento, todas as contas do ex-prefeito de Santo André foram aprovadas pelo órgão regulador.

 

E não é só no TCE que Serra deixa rastro de austeridade e de competência em gestão. Em dezembro de 2024, quando deixou o Paço Municipal andreense, seu mandato recebeu aprovação de 80,1% da população, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas.

 

Para o tucano, que preside a Executiva Estadual do PSDB de São Paulo e, há poucos dias, foi alçado a 1º vice-presidente nacional do partido, a decisão do colegiado paulista sublinha que suas gestões foram pautadas por responsabilidade com o dinheiro público e por respeito pelo cidadão:

 

“O parecer favorável do TCE-SP é resultado de mandatos pautados pela transparência e pelo compromisso. Apesar de ser obrigação ter as contas aprovadas, o resultado prova que as gestões foram balizadas por indiscutível responsabilidade fiscal e com entregas importantes, que mudaram a vida das pessoas que vivem em Santo André”, comemora Serra, que é professor universitário e, neste ano, obteve certificação da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, em Financiamento de Infraestrutura, Regulação e Gestão de Parcerias Público-Privadas (PPPs).





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

Megaoperação nacional prende 10 suspeitos em São Paulo e desarticula núcleo de facção

A Polícia Civil prendeu dez suspeitos ligados a uma organização criminosa que...

Paulo Serra sobe 2,4 pontos e chega a quase 12% para o Governo de SP

    Em alguns cenários do mais recente levantamento do Instituto Paraná...

Polícia Civil apreende carga de cocaína em galpão de reciclagem usado como depósito de drogas

  Imóvel na zona leste de São Paulo escondia 109 quilos de...

Braskem encerra atividades do Projeto Multisport 2025 com integração no Parque Ibirapuera

Mudanças no formato e piquenique especial marcaram o encerramento das atividades do...