Em 2026, objetivo é ampliar o número de alunos atendidos, para que mais crianças melhorem a qualidade de vida
“Meu filho é alto para a idade. Para não atrapalhar os colegas, ele sentava no fundo da sala. Fazer consulta e os exames e receber os óculos foi muito importante para nós. Foi um grande alívio”, disse Renata Valêncio, não do Lucas Pedro. Ele é uma das 20 crianças beneficiadas nesta sexta-feira (12/12), durante a entrega de óculos na 2ª edição do Programa ‘Novos Olhares’, no auditório da Escola Cora Coralina. O programa é resultado da parceria entre Prefeitura de Mauá, por meio das secretarias de Relações Institucionais, Saúde e Educação, Rotary Club de Mauá, Pessoal Saúde, Alpha Diagnose e Taurus Seguradora, unidos para garantir consulta, exames e os óculos para as crianças.
“Consideramos este programa um marco para saúde ocular e para a educação do município. Os óculos representam o compromisso com a melhoria da qualidade de vida e do rendimento escolar das crianças”, afirmou o secretário de Relações Institucionais, Edilson de Paula. Edilson lembrou que o programa tem potencial para atendimento de 150 alunos, da rede municipal de ensino e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As crianças têm de 7 a 14 anos e estão na lista de regulação da saúde do município de Mauá.
“Queremos aproveitar este momento, com muitos pais, mães, professores e crianças e incentivar a comunidade para promover a sensação de integração e contribuindo para a prevenção e combate às diferentes formas de violência na sociedade. As crianças inspiram o sentimento de que podemos ter um mundo melhor”, finalizou Edilson de Paula. Uma história foi emocionante no evento. Emerson Rodrigues perdeu a esposa na pandemia de Covid e estava acompanhando a filha Eloá na entrega. Ela é bastante descontraída e estava ansiosa para usar os óculos. “Comecei a notar ela forçando os olhinhos e eles ficavam vermelhos. Descobrimos que ela tem 6 e 4,5 graus nos olhos. Agora, vamos acompanhar para não evoluir e acredito que vai melhorar bastante”, afirmou o pai. As crianças se empolgaram com o microfone da apresentadora do evento e aproveitaram para agradecer os óculos e a oportunidade de participar do programa.
Neste processo, foram identificados quatro alunos com graus avançados, chegando a nove graus. Alguns casos foram encaminhados para a Central de Regulação da Secretaria de Saúde para os devidos encaminhamentos. Para o presidente do Rotary Club de Mauá, Pedro Cafisso, “é importante que os pais estejam atentos e não permitam que os filhos abandonem a escola. O futuro depende da educação.” “Vimos como é importante este programa com o exemplo de uma criança de 11 anos que sequer sabia como era o rosto da mãe, tamanho o grau do comprometimento da córnea”, explicou a representante da Pessoal Saúde, Cláudia Curtolo.











