Última edição do ano reforça educação ambiental, economia circular e a importância da destinação correta dos resíduos plásticos
O Parque São Rafael recebeu, no sábado (6), a última edição do Plastitroque 2025, programa da Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas.
A iniciativa, que incentiva moradores a trocarem resíduos plásticos por alimentos, itens de higiene e limpeza e vouchers do comércio local, fechou mais um ciclo de forte mobilização comunitária, educação ambiental e impacto social positivo na região.
Ao longo do dia, 443 moradores participaram da ação, entregando diferentes tipos de plástico, de garrafas PET e embalagens rígidas a brinquedos, isopor e bandejas, contribuindo diretamente para a redução do descarte incorreto no território e para o fortalecimento da economia circular. Nesta edição de encerramento, foram distribuídos 443 kits de alimentação e higiene e limpeza, e 14 vouchers, beneficiando famílias do entorno e estimulando novos hábitos de consumo e descarte.
Os resíduos arrecadados somaram 2,76 toneladas de plástico, que terão destinação ambientalmente adequada por meio da cooperativa parceira do programa SER+, garantindo geração de renda e valorização para recicladores da região.
Com a edição de dezembro, o Plastitroque consolidou mais um ano de resultados expressivos no Parque São Rafael. Em 2025, o programa realizou 9 edições, envolvendo 710 moradores da região e arrecadando aproximadamente 20 (19,62) toneladas de resíduos plásticos.
Ao todo, foram entregues 3.144 kits de higiene e limpeza e alimentação, e 106 vouchers à comunidade, reforçando a relevância da iniciativa não apenas pela troca de benefícios, mas por sua capacidade de promover educação ambiental e estimular o descarte responsável.
O Plastitroque segue crescendo em engajamento e alcance, transformando atitudes cotidianas e fortalecendo a conscientização sobre o ciclo de vida do plástico, seu valor como recurso e o papel da população no pós-consumo.
“O Plastitroque é uma das ações que mais evidencia o poder da comunidade quando mobilizada por uma causa comum. Ao longo de 2025, vimos famílias inteiras adotarem
novas práticas de descarte, crianças participando ativamente da separação de resíduos e um entendimento cada vez maior sobre a importância da economia circular. Esse é o impacto que buscamos: transformar comportamentos e gerar valor social e ambiental ao mesmo tempo”, afirma Thais Romar Mineli Rodrigues, coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.
Mais do que um ponto de coleta, o Plastitroque promove conhecimento, aproxima famílias das cooperativas de reciclagem e estimula a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia. Cada edição reforça que o plástico, quando descartado corretamente, volta a ser matéria-prima e contribui para a preservação ambiental.
O programa também fortalece a cadeia produtiva da reciclagem, gerando trabalho e renda para cooperativas e ampliando a circulação de materiais recicláveis no mercado.
Realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Sul e outras regiões do país, o Plastitroque já promoveu, desde sua criação, a arrecadação de mais de 185 toneladas de resíduos plásticos, consolidando seu papel como uma das principais iniciativas de educação ambiental e impacto socioambiental da Braskem.












