São Bernardo

Ação rápida da GCM salva criança de 4 anos de incêndio em São Bernardo

Menino foi resgatado, desacordado, por agente da Guarda durante ocorrência, no bairro Alves Dias, e recebeu alta da UTI após sete dias; ele se recupera no Hospital de Urgência

Uma criança de 4 anos foi salva de um incêndio graças à rápida atuação da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo. O fogo atingiu na manhã da última terça-feira (26/08) uma residência na Rua Diamantina, no bairro Alves Dias, onde estavam uma mãe e seus dois filhos pequenos. A outra filha, bebê de 1 ano e 2 meses, foi retirada pela mãe, no colo, mas o menino permaneceu dentro do imóvel e foi resgatado desacordado por uma agente da corporação – ele recebeu alta da UTI após sete dias internado e, agora, se recupera no Hospital de Urgência (HU) da cidade.

O resgate foi realizado pela GCM 2ª Classe Nadir Abreu, em serviço pela Dese (Diária Especial de Segurança Escolar) na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Luiz Gushiken, localizada nas proximidades da casa. Ao perceber a fumaça saindo da residência, ela acionou a CCO (Centro de Comando e Operações) da GCM e entrou no imóvel para retirar o menino, antes da chegada das demais equipes da corporação e do Corpo de Bombeiros, que controlaram o incêndio e prestaram apoio.

“Quando entrei, não havia nenhuma visibilidade. Tentei chegar ao quarto pela porta, mas não consegui. Comecei a gritar para os vizinhos ajudarem a quebrar a janela e retirar a grade. Ao pegar o menino, desfalecido, iniciei o RCP (Reanimação Cardio Pulmonar) para que voltasse a respirar. Só pensava nos meus filhos”, contou a GCM Abreu.

A agente revelou que a maior dificuldade foi enfrentar a fumaça intensa no local. “Fisicamente, era quase impossível respirar, mas o emocional falou mais alto. Só pensava: preciso tirar ele daqui. Tenho cinco anos na Guarda e já participei de muitas ocorrências, mas foi a primeira vez em um salvamento deste tipo. Hoje vejo que somos mais do que policiamento e rondas ostensivas. Nosso papel é estar prontos para ajudar em todas as situações, com empatia”, completou.

Segundo relatos, o incêndio teria começado em um colchão, possivelmente provocado pelo uso de um isqueiro pela própria criança. A ocorrência foi registrada no 8º Distrito Policial e segue sob investigação.

RECUPERAÇÃO – O menino foi levado em viatura da corporação, acompanhado da mãe e da irmã, inicialmente ao Hospital de Clínicas, onde passou por atendimento emergencial e, na sequência, transferido para o HU. Ele teve alta da UTI nesta terça-feira (2/09), mas segue internado no hospital, em recuperação. A mãe e a bebê também receberam cuidados médicos e passam bem. Emocionada com o episódio, Abreu destacou ainda a expectativa de reencontrar o garoto: “Ele estuda justamente na escola em que faço a Dese. Estou muito ansiosa e feliz em poder vê-lo bem novamente”.

“O tempo de resposta e a coragem da nossa guarda foram determinantes para salvar essa vida. Situações como essa reforçam a importância da atenção das famílias com a segurança doméstica e mostram a dedicação da GCM em proteger a população”, frisou o comandante da corporação de São Bernardo, Eduardo dos Santos.

Artigos relacionados

GCM de São Bernardo prende mulher em flagrante por furto de placas de jazigos no Cemitério da Paulicéia

Com apoio das câmeras do sistema de videomonitoramento, suspeita com extensa ficha...

Com evento no Cenforpe, São Bernardo abre nova edição dos Jogos Escolares, que reúne 9 mil estudantes

Competição contará com a participação de 91 escolas, envolvendo as redes municipal,...

Mais dez famílias do Parque Imigrantes, em São Bernardo, são beneficiadas pelo programa de compra assistida ‘Aqui é Meu Lar’

Prefeitura entregou as chaves dos imóveis e assinou mais três novos contratos...

Governador anuncia repasses para saúde e para reforma da Prainha do Riacho, em São Bernardo

Em evento realizado no auditório do Hospital Mário Covas, Tarcísio de Freitas...