Santo André

Alunos de Santo André celebram Dia Nacional do Surdo com atividades que reforçam a inclusão

Programação busca valorizar a cultura surda, promover o multilinguismo e aproximar surdos e ouvintes em experiências de aprendizado e convivência

Palestras, jogos, vivências e encontros realizados nesta semana na rede municipal de ensino de Santo André se transformaram em oportunidades de fortalecer identidades, derrubar barreiras e construir escolas cada vez mais inclusivas. Especificamente nesta sexta-feira (26), em celebração ao Dia Nacional do Surdo, o Polo Bilíngue de Santo André elaborou uma programação especial que envolveu a comunidade escolar.

Na creche Professora Yonne Cintra de Souza, por exemplo, os alunos participaram de sessão de cinema e caça ao tesouro em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O filme “Chapeuzinho Vermelho no Mundo Surdo” foi adaptado e produzido pelos profissionais que atuam no Polo Bilíngue, trazendo um mundo paralelo da imaginação. Na exibição, o Lobo Mau planejava capturar a Chapeuzinho Vermelho, mas não esperava que precisasse falar em Libras.

A aluna Lia Valente, de 4 anos, aprovou a atividade. “Passou muito rápido, mas foi muito divertido aprender mais sobre Libras”.

A atividade com a caça ao tesouro em Libras trouxe um desafio. Os alunos tinham a missão de encontrar e juntar peças de um quebra-cabeça com a imagem de um mapa, que indicaria o local do tesouro.

O aluno Theo Fantinati, que é surdo, foi um dos guardiões do tesouro e comemorou a conquista da turma. “Conseguimos encontrar todas as peças e ver o mapa”, pontuou.

Ao final da atividade, cada participante recebeu uma tag informativa sobre a importância do mês de setembro para a comunidade surda.

Polo Bilíngue de Santo André – O Polo Bilíngue é composto por três unidades escolares de Santo André: Creche Professora Yonne Cintra de Souza (educação infantil), Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professor Nicolau Moraes Barros e Centro Público de Formação Profissional Valdemar Mattei (EJA – Educação de Jovens e Adultos), todos no bairro Silveira.

Referência no atendimento especializado a alunos surdos, desde 2016 oferece embasamento em língua materna e língua portuguesa na modalidade escrita e na comunicação em Libras.

Artigos relacionados

Santo André inaugura Posto Territorial no bairro Centreville

Equipamento faz parte de pacote de obras de urbanização que beneficiará cinco...

Faturamento do setor de franquias em Santo André cresce 9,14% em um ano

Município está entre as 30 cidades do ranking da Associação Brasileira de...

Santo André sedia final nacional da Copa do Mundo de Robótica

Evento será realizado no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes nos dias...

Procon Santo André orienta consumidores sobre compras na Black Friday

Neste período, fraudes e golpes tendem a se intensificar; órgão de defesa...