Santo André

Alunos de Santo André prestigiam apresentação da Orquestra Locomotiva

Iniciativa visa despertar o contato com a música e cultura, bem como estimular a sensibilidade auditiva e promover o reconhecimento dos instrumentos musicais

A tarde desta terça-feira (19) foi musical e inesquecível para 350 alunos da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professora Elaine Cena Chaves Maia, no Jardim Santo Alberto, em Santo André. Isso porque a unidade recebeu os integrantes da Orquestra Locomotiva de Santo André, que vêm se apresentando em algumas escolas da rede municipal.

Durante o encontro, o grupo executou composições clássicas de Mozart e Beethoven, passando por arranjos nacionais como Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e clássicos do rock das bandas Queen e Deep Purple, por exemplo.

Composta por 50 músicos, a orquestra se apresentou com a sua formação completa incluindo instrumentos de corda, madeira, metais, percussão e teclas.

A aluna Isabella Silva Borges, de 9 anos, se encantou com o verdadeiro show. “Fiquei muito surpresa com o solo de uma menina tocando violino e quanto tocaram todos juntos em harmonia. Achei tudo muito bonito”, destacou a aluna, que se animou para aprender a tocar algum instrumento futuramente.

O impacto causado pela orquestra na jovem Isabella vai ao encontro da proposta da iniciativa, que visa oferecer aos estudantes a oportunidade de desenvolver a expressão artística e musical, promovendo a socialização e o trabalho em equipe, além de valorizar a cultura e estimular a criatividade por meio da vivência musical.

O convite para a vinda da Locomotiva à Emeief ocorreu a partir da sugestão da professora Adriana Claudia Rocha da Silva, que ministra aulas de Educação Física na unidade. “Conheço o trabalho da orquestra há muitos anos, pois meu filho já participou desse lindo projeto. Vi de perto a evolução dele e os benefícios que a música pode trazer”, pontuou.

O contato com a música, especialmente em um formato coletivo como a orquestra, estimula a atenção, a memória, o raciocínio lógico e a criatividade, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança e dialogando com diferentes áreas do conhecimento, como artes, história e matemática.

Além disso, proporciona acesso a uma experiência cultural muitas vezes inédita para os estudantes, favorecendo a valorização da arte e a formação de público desde cedo.

Associação Locomotiva João Ramalho – A maestrina Patricia de Nazaré Araújo Teixeira, que também é professora de violino no Polo Santo André do Projeto Locomotiva, comemorou a experiência. “Tivemos uma interação muito agradável com as crianças nesta tarde. É uma forma de trazer arte ao cotidiano dos alunos. Espero que eles se inspirem e despertem interesse em fazer parte do nosso projeto. Estamos de portas abertas”.

A Associação Locomotiva João Ramalho é uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 2008. Rogério Schuindt, atual diretor técnico-artístico, iniciou a Orquestra Locomotiva, que tem por base pilares como a gratuidade, intensidade e apresentações quinzenais.

Assiste, portanto, crianças e adolescentes em Santo André, por meio do ensino da música no contraturno escolar. A partir das aulas, crianças e adolescentes podem aprimorar seu desenvolvimento intelectual e musical, melhorar também a capacidade de trabalhar em grupo, a concentração, autodisciplina, paciência, sensibilidade e coordenação motora, habilidades importantes na formação pessoal e profissional.

Artigos relacionados

Ricardo Nunes, prefeito da Capital, recebe Gilvan Ferreira e diz que andreense é revelação da política nacional

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu nesta terça-feira (16) o...

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano...

Santo André abre consulta pública para construção da Política Municipal sobre Mudança do Clima

Contribuições poderão ser enviadas pela sociedade civil até 15 de fevereiro de...