Santo André

Alunos de Santo André promovem plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica

Iniciativa visa arborizar unidade de ensino e entorno da comunidade escolar no Jardim Cristiane

Os alunos da creche Professora Elisabete Liliam Piccinin, no Jardim Cristiane, em Santo André, vivenciaram uma manhã diferente nesta sexta-feira (6). Isso porque os estudantes participaram do plantio de mudas de diversas espécies no jardim da própria escola. A ação, que integra a programação do Junho Verde em Santo André e faz parte do Plano de Arborização, tem o propósito de reforçar o compromisso da rede municipal com a sustentabilidade e a valorização dos espaços educativos.

Juntamente com os coleguinhas de classe, a aluna Ester Dinis, de 3 anos, aprovou a experiência que promoveu o plantio de mudas de pitanga, jabuticaba, araçá e grumixama. “Foi muito legal. Gostei muito de mexer na terra e agora quero ver essa árvore crescer”, planejou.

Para o secretário de Educação, Pedrinho Botaro, utilizar os espaços da Educação para promover o plantio de mudas derivadas da Mata Atlântica é mostrar na prática o comprometimento da gestão com as questões ambientais e climáticas. “Através das atividades lúdicas, nossas crianças aprendem sobre o valor das áreas verdes dentro e fora da escola, bem como a necessidade de cuidado com o meio ambiente, que é de extrema relevância para o ser humano e a sociedade”.

De acordo com a coordenadora de serviços educacionais, Fernanda Chagas Gomes, a rede municipal realiza constantes avaliações institucionais. “E é a partir dessas análises, que nos permitimos enxergar o todo e identificar possibilidades de melhorias. Contribuir para a área verde do entorno dessa unidade foi uma delas”, destacou.

*Plano de Arborização -* Entre os objetivos do Plano de Arborização Urbana de Santo André está a conscientização da população sobre a importância das árvores e de melhorar a saúde pública com o estímulo de atividades ao ar livre, interação social e cultural.

“O Jardim Cristiane é uma área com menos arborização. Por isso, como parte do nosso plano, temos programado o plantio de cerca de 200 árvores na região”, informou o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.

“As crianças são o futuro da nossa geração. Aprender desde tão cedo a importância do meio ambiente é o caminho”, complementou Carla Freitas Affonso, bióloga do DMAV (Departamento de Manutenção de Áreas Verdes).

O Plano de Arborização visa também promover o aumento da cobertura arbórea do município, garantir a escolha de espécies adequadas ao ambiente urbano e ao clima local, favorecendo o refúgio e morada para a fauna, entre outros objetivos.

Artigos relacionados

Santo André leva educação ambiental e conscientização sobre mudanças climáticas à rede municipal de ensino

Projeto Jornada Ecoagente atenderá 50 unidades escolares na primeira etapa da iniciativa;...

Prefeitura de São Caetano realiza audiência pública para discussão das diretrizes orçamentárias de 2026

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de...

Canja com Canja reúne artistas em mais uma edição nesta quarta-feira

Projeto visa fortalecer cenário musical de Santo André e da região; ao...

Gilvan anuncia liberação de R$ 30 milhões para saúde de Santo André em evento sobre regionalização

O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, participou nesta segunda-feira (15), ao...