Malu Lira, escritora e educadora financeira, é destaque nas celebrações do Ano do Brasil na França, que antecedem a COP30 e ampliam o diálogo global sobre a Amazônia
Aos 15 anos, a amazonense Malu Lira embarcou para Paris para representar o Brasil em dois eventos internacionais de liderança e impacto social. Escritora e fundadora do projeto Malu Finanças, ela é uma das palestrantes convidadas da International Maxwell Conference e integra o debate “A Amazônia que não se vê”, promovido na Embaixada do Brasil na França. Suas participações destacam o protagonismo juvenil e feminino da Amazônia em um cenário global.
Entre os dias 13 e 15 de outubro, Malu participa como palestrante convidada da International Maxwell Conference (IMC), evento promovido pela Maxwell Leadership, organização global de formação em liderança fundada por John Maxwell. A edição terá transmissão online para diversos países.
A convite da curadora do evento – mentora e líder internacional Elisângela Rodrigues, Malu compartilha sua trajetória e o impacto do programa “Eu Lidero” no Brasil, especialmente no Amazonas, onde já alcança mais de 15 mil crianças. Nascida no interior do estado, a jovem emociona o público ao relatar sua própria história e como tem usado a educação financeira como ferramenta de transformação social.
“Participar deste congresso em Paris é um sonho realizado. Desde pequena eu sonhava em conhecer essa cidade e estar aqui hoje como uma liderança reconhecida pelo meu engajamento social é uma emoção imensa. A prova de que meninas da Amazônia também podem ocupar espaços globais e transformar realidades”, afirma Malu Lira.
Além do evento da Maxwell Leadership, Malu também integra a mesa de debates do encontro “A Amazônia que não se vê”, realizado em 16 de outubro na sede da Embaixada do Brasil na França, em Paris. A segunda participação tem o apoio da Chambre de Commerce Brésilienne (Câmara de Comércio Brasil-França), reúne líderes sociais e empreendedores com o objetivo de apresentar iniciativas brasileiras que têm promovido mudanças reais na região amazônica.
O painel conta ainda com a presença de Fabiane Oliveira, fundadora da Fundação Oliveira, instituição responsável pela implementação do programa “Eu Lidero” no Brasil, e do advogado e investidor social francês Arnaud Colson, que compartilha orientações práticas sobre como investidores e empresas podem apoiar projetos sociais entre Brasil e França de forma legal, estruturada e com benefícios fiscais.
A importância do envolvimento da sociedade civil, tanto brasileira quanto francesa, em ações de impacto real e contínuo é um dos motes da programação. O objetivo é ampliar as parcerias e oportunidades de financiamento para iniciativas como as de Malu Lira, que já demonstram resultados concretos na vida de milhares de crianças e adolescentes.
Os eventos integram as celebrações do Ano do Brasil na França e ocorrem em um contexto de atenção global voltada à Amazônia, em preparação para a COP30, realizada no Brasil.
“Transformação é uma responsabilidade compartilhada. Não acontece sozinha. Cada pessoa, cada talento, cada ajuda conta”, destaca Elisângela Rodrigues, idealizadora dos encontros.
Sobre Malu Lira
Amazonense que, aos 15 anos, é escritora e palestrante de educação financeira para crianças e adolescentes. Nascida em 2010, sempre se mostrou curiosa e interessada em assuntos relacionados a finanças. Começou seus estudos assistindo a vídeos da Me Poupe! e, aos 11 anos, escreveu seu primeiro livro. Hoje, tem 20 obras publicadas, todas com a temática de educação financeira infantil, além de ser idealizadora do projeto Malu Finanças na Escola, presente em mais de 100 escolas do Brasil e voltado a crianças, pais, professores e gestores públicos.