A espera por consultas em Neuropediatria em São Caetano do Sul, que chegou a ser de 14 meses em 2024, agora caiu para menos de uma semana. Isso porque a Prefeitura ampliou os atendimentos e zerou a fila de pacientes na especialidade.
Em junho, o CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial) iniciou a estratégia de conferir mais celeridade aos atendimentos dos pacientes, oferecendo consultas também aos sábados. Na ocasião havia 1.150 pacientes na fila de espera.
Para a ampliação dos atendimentos foram contratados mais neurologistas. Além disso, fluxos foram reorganizados e implantados novos protocolos. E, em apenas seis meses, a fila zerou.
“Assumimos o compromisso de tornar os atendimentos de Saúde mais ágeis, resolutivos e eficientes. E já conseguimos este grande resultado na Neuropediatria. Vamos seguir trabalhando para reduzir o tempo de espera em todas as especialidades”, afirma o prefeito.
Foram atendidos pacientes com suspeita ou diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), deficiência intelectual e outras condições neurológicas e do neurodesenvolvimento.
A secretária municipal de Saúde destaca os esforços da gestão para garantir diagnóstico precoce, cuidado integral e acompanhamento contínuo às crianças com necessidades específicas de saúde. “Estamos cumprindo o objetivo de ampliar o acesso à avaliação e ao acompanhamento especializado.”
“Reforçamos o nosso compromisso com a qualificação, a inclusão e a equidade dos atendimentos”, ressalta a coordenadora do CTNEN, Evelyn Seraphim, destacando o apoio de toda a equipe, da secretária e do prefeito para o resultado alcançado.
Em junho, a Prefeitura aumentou a oferta de consultas médicas especializadas em mais 6.400 por mês, dentro do Programa Cuidar Bem + Saúde. Além da Neuropediatria, foram ampliados os atendimentos em Alergologia, Cardiologia, Cardiologia Pré-Operatória, Dermatologia, Dermatologia – Procedimentos, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.












