Aplicativo de proteção à mulher é acionado pela primeira vez
G7 Notícias

Mãe com medida protetiva contra o filho utilizou o botão do celular para denunciar invasão da casa; agressor está preso
O Aplicativo ANA, uma ferramenta exclusiva para mulheres que estão sob proteção em Diadema, lançada no município em agosto, foi acionado pela primeira vez no dia 2 de setembro. O pedido veio de uma mãe em medida protetiva contra o filho. A vítima está entre as 14 mulheres com acesso ao botão ANA no aparelho de celular. A ferramenta ainda está em fase de teste.
O acionamento ocorreu por volta das 13h. A mulher já era assistida pela Patrulha Maria da Penha desde junho deste ano. O homem é acusado de agressões físicas e crime de injúria, o que teria levado a mãe a diversas situações constrangedoras.
O agressor, que estava afastado do lar e mantendo distância total da mãe independente do meio de comunicação, invadiu ontem (02/09) a casa da vítima. Como a mãe estava com o celular na mão, conseguiu acionar rapidamente o botão.
“Imediatamente as viaturas foram acionadas e o agressor foi preso em flagrante”, explica o secretário de Segurança Cidadã de Diadema, Paulo Pinheiro da Silva.
ANA – O aplicativo foi idealizado pelo Guarda Civil Municipal Diogo Antônio Ferreira, da cidade de Paulínia (SP). Funciona como um botão do pânico digital.
Com apenas dois toques, a mulher pode acionar a Guarda Civil Municipal, que recebe a localização em tempo real e chega mais rápido para oferecer ajuda.