Roteiro ambiental da visita inclui também trilhas, estufa e outros recintos do Jardim Botânico da Prefeitura
Recentemente revitalizados pela Prefeitura de Diadema, o Borboletário e o Jardim Botânico Municipal já estão recebendo visitantes, sempre gratuitamente. Mas é necessário agendar antecipadamente o passeio, enviando uma mensagem para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais informações, basta ligar para o Serviço de Educação Ambiental: 4059-7619 (horário comercial).
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMAS) de Diadema, as visitas acontecem às quartas-feiras com duas opções de horários: 9h às 11h e das 14h às 16h. Vale ressaltar que a entrada é franca e o local recebe visitantes de todas as idades.
Ontem, 16/7, foi dia de visita ao Jardim Botânico / Borboletário e cerca de 50 pessoas se inscreveram. Um grupo foi atendido pela manhã e outro à tarde.
A monitoria da turma vespertina foi realizada pelas estudantes de Biologia Beatriz e Paula, integrantes da equipe de Educação Ambiental. A atividade também contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Ricardo Sousa.
No grupo vespertino estavam quatro pessoas de uma mesma família residente no Parque Real, na Vila Conceição. O casal Alex e Cíndia Oliveira da Silva Lima, acompanhado dos filhos Rafael e Maria Eduarda, aproveitou as férias escolares para conhecer o local. Segundo Cíndia, que foi a responsável pelo agendamento e articulação do passeio, a família inteira gostou do passeio. “É de fundamental importância aproveitar essas oportunidades que unem lazer e educação ambiental. A gente adorou muito, pois é bom pra nós adultos e para nossos filhos também”, contou.
Outro visitante que aprovou o passeio foi Tiago dos Santos Silva que estava com o Artur, seu filho de sete anos. “Eu moro em Eldorado e sempre tive vontade de conhecer o Borboletário, por isso trouxe meu filho pois gosto de passar pra ele a importância da natureza e da Biologia”, declarou. Já o pequeno Artur ficou entusiasmado e disse que quando repetir o passeio vai trazer a “mamãe e o primo pra passear também”.
No grupo de visitantes também estava a jovem estudante Saphira, que já conhecia o Borboletário, mas antes da reforma. “Eu que já era fã do espaço, agora fiquei ainda mais apaixonada depois da revitalização. Muito legal porque hoje convidei pra vir comigo a Yasmim, uma amiga com necessidades especiais, e a Karina, que é a mãe dela. E posso garantir que todas nós gostamos muito do passeio”, explicou Saphira.
“Nosso Borboletário tem capacidade para abrigar mais de 800 indivíduos alados. Atualmente contamos com aproximadamente 60 borboletas, um número que esperamos triplicar nos próximos meses, uma vez que, os insetos preferem altas temperaturas para alçar voo, se alimentar e acasalar. E com o inverno rigoroso que estamos enfrentando esse tipo de ação não é realizada”, informou o secretário Ricardo Sousa. “Estamos otimistas para que em setembro, mês em que esse lindo Borboletário completará 20 anos, juntamente com a chegada da primavera, muitas borboletas estejam voando e polinizando as flores que lá vão abrir”, anunciou ele.
SERVIÇO
Borboletário / Jardim Botânico de Diadema
Rua Ipitá, nº 193 – Bairro Inamar
Agendamento de visita: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Informações: 4059-7619 (horário comercial)