Ações oferecidas ocorrem também por todo o país neste domingo, 20 de julho
Neste domingo (20), quando se celebra o Dia do Amigo, brasileiros de todas as regiões estão convidados a viver um momento de conexão com a natureza na 8ª edição da campanha Um Dia no Parque, organizada pela Coalizão Pró-UCs. Com o tema “Protegendo o que nos conecta”, o projeto mobiliza parques e outras Unidades de Conservação (UCs) de todo o país com uma ampla programação de atividades gratuitas, como trilhas, piqueniques, passeios ciclísticos, oficinas, exposições, palestras, além de ações especiais como a observação de aves e a observação de primatas.
Neste ano, a campanha também celebra os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), reforçando o papel dessas unidades na conservação da biodiversidade, na mitigação das mudanças climáticas e no fortalecimento do vínculo das pessoas com o meio ambiente. A expectativa é mobilizar mais de 400 UCs e 120 mil visitantes em todo o Brasil, superando os números da edição anterior.
Santo André participa pelo 2º ano e apresenta programação voltada para todas as idades nas duas Unidades de Conservação sob gestão municipal, o Parque Natural do Pedroso e o Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba. A organização das atividades andreenses fica a cargo da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
No Pedroso, das 9h às 16h, a criançada conta com brinquedos gigantes, apresentação musical e oficinas de carimbos naturais e cartão do amigo protetor. Todas as atrações são gratuitas. Já em Paranapiacaba, o Parque Nascentes oferta diversas trilhas que saem a partir do Centro de Visitantes.
Ao contratar o serviço de um dos monitores ambientais (valores pagos à parte diretamente para os monitores), o público pode conhecer as trilhas do Mirante, da Pontinha, da Água Fria ou da Comunidade. O agendamento prévio e contato com os monitores deve ser feito pelo site https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/receptivos-turisticos/.
Além disso, uma trilha especial leva o público a experimentar o pôr do sol dentro do Parque Nascentes de Paranapiacaba, com saída às 15h30 do Centro de Visitantes. No mirante, é possível também avistar parte da Serra do Mar, da Baixada Santista, do complexo rodoviário Anchieta-Imigrantes e o polo industrial de Cubatão. Para participar, é obrigatório levar lanterna com bateria para – no mínimo – uma hora e meia de duração. Serão disponibilizadas 15 vagas gratuitas, com agendamento prévio pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Quem não conseguir vaga gratuitamente, pode agendar participação na trilha diretamente com um monitor ambiental, ao custo entre R$ 60 e R$ 80.
As ações também acontecerão em outras Unidades de Conservação espalhadas por todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, proporcionando diferentes oportunidades para o público se engajar nas atividades e no contato com a natureza. As informações completas sobre datas, locais e formatos de participação podem ser acessadas no site da campanha, na rede social, no app ou plataforma eTrilhas, e na plataforma Oichuy.
Para Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia — organização filantrópica, sem fins lucrativos, que trabalha para potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e Unidades de Conservação brasileiras — “a campanha Um dia no Parque propõe estimular vivências ao ar livre que despertem a consciência das pessoas sobre o valor dos parques e a necessidade de conservá-los. É um convite aberto a todos que desejam se aproximar da natureza e fortalecer seu vínculo com ela”, ressalta.
Segundo Angela Kuczach, idealizadora do Um Dia no Parque e diretora executiva da Rede Pró-UC, “quem não encontrar uma UC ou atividade cadastrada por perto, pode se inspirar nas atividades oferecidas e fazer seu próprio Um Dia no Parque na Unidade de Conservação de sua preferência. Esta é uma oportunidade única para explorar as UCs da sua região”.